TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gênero Textual Ficção Científica

Por:   •  16/9/2020  •  Exam  •  2.597 Palavras (11 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 11

Habilidade (EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

Habilidade (EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

Língua Portuguesa – 8º ANOS

Professora TATYANNE D ARC CORREA FERNANDES

Conteúdos:

  • Novela de ficção científica.
  • Conceitos científicos na ficção científica.
  • Verossimilhança.
  • Coesão e progressão textual.

Que alegria ter você aqui novamente, hoje o assunto é sobre ciência e humanidade.

Assista o vídeo abaixo e não economize anotações

O que é Ficção Científica? - VIDEOPOST #10

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=E71Ggm3S6jk

LEIA COM ATENÇÃO O CONTEÚDO ABAIXO, E COPIE NO SEU CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA.

FICÇÃO CIENTÍFICA 

ficção científica é um gênero ficcional desenvolvido no século XX e se refere às narrativas que incluem componentes científicos como essenciais ao andamento da trama.

Esse gênero consiste, a priori, de uma elaboração de fatos e princípios científicos em forma de narrativa, mas também pode abordar temas fantásticos, que, inclusive, contradigam tais fatos e princípios. Entretanto, nas duas situações, deve haver algum nível de plausibilidade e verossimilhança.

Os fatos e as narrativas de uma narrativa de ficção não são necessariamente reais, mas devem se conectar de maneira que sejam convincentes ao leitor, ou seja, de maneira que haja uma coerência. Portanto, o que importa não é a veracidade dos fatos narrados, mas a verossimilhança, que dá impressão de realidade.

Na ficção cientifica, a verossimilhança é construída por meio da base científica de alguns conceitos e das justificativas em torno dos elementos imaginários que surgem na obra.

VEROSSIMILHANÇA

Verossimilhança provém do latim verisimilis, cujo sentido se atém a “provável”, ou seja, a narrativa precisa ser constituída de um universo possível, no intuito de provocar no leitor a sensação de que algo pode realmente existir, acontecer. Assim, os fatos não precisam corresponder de forma exata ao universo exterior, mas necessariamente precisam ser verossímeis, semelhantes à realidade.

Com base nesse aspecto, podemos afirmar que a ficção, de uma forma geral, apresenta dois aspectos básicos, sendo estes:

* Verossimilhança externa – Trata-se daquilo que é aceito pelo senso comum, tido como possível, provável.

* Verossimilhança interna – Caracteriza-se pela coerência narrativa, ou seja, pela sequência temporal dos fatos. Esses, por sua vez, devem suceder temporalmente, isto é, uma causa (um fato), desencadeia uma consequência, dando origem a novos fatos e assim sucessivamente. Quando essa sucessão, por um motivo ou outro, se torna contraditória, constata-se que a narrativa adquiriu um aspecto inverossímil.  

ATIVIDADES

Antes de iniciar a leitura do texto, busque no dicionário o significado das palavras abaixo:

Alvissareiras:

Legislatura:

Positrônico:

Platinirídio:

Pósitrons:

Protelar:

A ciência além do tempo.

A novela “O homem bicentenário” faz parte da série Robôs, que reúne histórias ligadas à robótica. No livro, é apresentada a trajetória de Andrew, um androide que passa por um processo de humanização e luta para ser reconhecido como ser humano. O trecho abaixo traz capítulos finais dessa saga. Do que será que um robô precisa para ser reconhecido como humano?

TEXTO

O homem bicentenário

[pic 1]

19.

Não foi uma luta direta. A Feingold & Martin aconselhou Andrew a ter paciência, coisa que ele, resmungando tristemente, disse que tinha até de sobra. A banca de advocacia iniciou, então, uma campanha para restringir e delimitar a área de ação.

Entraram com uma petição em que afirmava que um indivíduo portador de prótese cardíaca ficaria isente de pagamento de dívidas, com fundamento na asserção jurídica de que a posse de órgão robótico o destituía da condição humana, e consequentemente, dos direitos constitucionais dos seres humanos. Lutaram de modo hábil e obstinado para provar esse ponto de vista, perdendo terreno a cada instante, mas sempre de tal forma que a sentença teve de ser a mais abrangente possível e depois, então, apresentaram recurso perante o Tribunal Mundial.

        Isso levou anos e vários milhões de dólares.

        Proferida a sentença definida. Delong ofereceu o que equivalia a uma comemoração de vitória por causa da derrota legal. Andrew, naturalmente, encontrava-se presente no escritório de corporação, onde se festejava a ocasião.

– Conseguimos duas coisas, Andrew – disse Delong -, ambas alvissareiras.

Antes de mais nada, ficou determinado que, qualquer que seja a quantidade de membros artificiais que exista no corpo humano, isso não impede que continue a ser considerado como tal. E, em segundo lugar, conquistamos o apoio incondicional da opinião pública a favor de uma ampla interpretação do que vem a ser um homem, já que não há nenhuma criatura que não conte com próteses para se manter viva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (240.9 Kb)   docx (124.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com