TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Marketing Voltado Para o Escritório de Contabilidade

Por:   •  10/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.823 Palavras (16 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]APROXIMAÇÃO AO AMBIENTEPROFISSIONAL II

Plano de Marketing voltado para o escritório de contabilidade

NOME DO ALUNO:

JONATAN MOREIRA DOS SANTOS

CURSO:

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DESCRIÇÃO DO CENÁRIO ATUAL

 

Este início de década vem sendo marcado por grandes transformações, impostas por consequência de uma crise sanitária global e que refletiu – e ainda reflete – em todos os segmentos. Não somente a saúde da população, ao passar por uma pandemia de um vírus desconhecido, mas a sobrevivência no universo empresarial foi colocada em risco. 

  Os acontecimentos desde março de 2020 aceleraram muitos processos que estavam ocorrendo de forma natural e gradual, e os negócios que souberam se adaptar e se reinventar puderam se manter de pé e até experimentar surpreendentes resultados. Em muitos casos, inclusive, eles foram aquém das expectativas para meses e anos fadados à crise.

  A atuação do contador dentro de uma empresa neste cenário foi fundamental para os bons resultados, provando que é um profissional versátil que não lida apenas com cálculos e burocracia. Fato é que estes profissionais são fundamentais para o desenvolvimento sustentável das organizações.

PLANO DE MARKETING PARA CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE CLIENTES

[pic 2]

FACULDADE UNYLEYA

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PLANO DE MARKETING PARA CAPTAÇÃO E

RETENÇÃO DE CLIENTES

JONATAN MOREIRA DOS SANTOS

BRASILIA-DF

2021

JONATAN MOREIRA DOS SANTOS

PLANO DE MARKETING PARA CAPTAÇÃO E

RETENÇÃO DE CLIENTES

Trabalho apresentado no

Curso de ciências contábeis

Da faculdade unyleya

Professora: Rosimar

BRASILIA – DF

2021

RESUMO

 Na Contabilidade temos grandes avanços em diversos campos de especialização, tais como a Gerencial, a Internacional e a Estratégica, entre outros. Este artigo explora a hipótese de que está ocorrendo um problema de posicionamento "marca" Contabilidade na mente das pessoas, tratando-o através de ferramentas de Marketing. O marketing possui um papel fundamental nas organizações. Ele concentra a inteligência competitiva e estratégica dentro da empresa, analisando todo o mercado, desde os seus pontos fortes e fracos, suas ameaças e oportunidades e principalmente elabora estratégias para atender a necessidades e desejos dos seus clientes. As mudanças, inovações e a competitividade são os fatores essenciais para atingir melhores resultados quando se trata de estratégias de marketing.

INTRODUÇÃO

O plano de marketing é uma ferramenta de gestão utilizada para avaliar o mercado, moldando-se ás suas alterações e identificando tendências. Nesse sentido, esta ferramenta deve ser constantemente empregada e atualizada (GOMES 2005). Neste estudo, foi desenvolvido um plano de marketing para um escritório de contabilidade JM contabilidade, com o objetivo de aprofundar e ampliar os conhecimentos, onde o empresário pode analisar a viabilidade de uma empresa e é levado a pensar bem sobre os vários fatores que envolvem o seu negócio, realizando um planejamento bem detalhado antes de iniciar a atividade.

 

CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO

Nesta etapa apresenta-se a contextualização do estudo, que tem como objetivo desenvolver um plano de marketing para o escritório JM contabilidade, onde consta a definição do tema, problematização do tema, objetivos e a justificativa, as quais estão relacionadas na sequência.

DEFINIÇÃO DO TEMA

  Para implantar qualquer negócio no mercado de trabalho, é necessário elaborar um pano de marketing para saber se é viável ou não, e também é uma forma de buscar alternativas de visibilidade da empresa, conquistando um engajamento na prestação de serviço, buscando um aperfeiçoamento das praticas contábeis e melhora na prestação do serviço.

PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA

   Os profissionais que sonham em ter seu próprio escritório de contabilidade se deparam com muitos caminhos, os quais podem levar ao sucesso, ou muitas vezes quando não for bem planejada, encontram dificuldades que poderiam ter sido previstas antecipadamente.

  Uma das soluções para este profissional seria elaborar um plano de negócio para implantação do escritório de contabilidade, desenvolvendo diferentes estratégias para seu empreendimento e oferecendo serviços diferenciados, além da previsão financeira de sua manutenção.

  Torna-se necessário que se faça um bom planejamento antes de se tomar qualquer decisão a respeito de um investimento, para que se possa detectar o que seria viável ou não, impedindo com isso, que se ocorra o risco de que se perca tempo, dinheiro e que veja o fracasso da sua empresa, antes mesmo de seu funcionamento.

OBJETIVOS

  1. O objetivo geral: identificar os elementos necessários para a proposição de um plano de marketing para a empresa JM contabilidade que necessita convencer seus atuais ou futuros clientes de que seus serviços contábeis são essenciais ou diferenciais.
  2.  Objetivos específicos:
  1. Avaliar a situação atual do marketing para esse segmento;
  2. Caracterizar os ambientes organizacionais e o negocio a ser implementado;
  3. Calcular os gastos para implantação do plano;
  4. Conhecer as estratégias de marketing que mais se adéquam e colocar em pratica.

JUSTIFICATIVA

 O estudo justifica-se pelo plano de engajamento de sua base de clientes e captação de novos a fim de gerar uma fidelização dos atuais e os novos, deixando margem para uma expansão dos negócios futuramente, por isso a necessidade de buscar mais informações sobre a elaboração de um plano, pois a realidade aponta que muitas vezes as empresas são implantadas sem nenhum planejamento, e essas são fechadas em pouco tempo de atuação.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  Neste capitulo, apresenta-se a fundamentação teórica, construída por meio de pesquisa, que deram sustentação teórica para o entendimento do assunto, servindo como base para o estudo de caso, abordando temas como: marketing, práticas de marketing, prestação de serviços contábeis e planejamento estratégico de marketing.

MARKETING

  O marketing esta ligado ao dia a dia das empresas e pessoas. Ele pode ser visto em toda a parte e é fundamental para as organizações conseguirem visibilidade.

   Logo, uma das suas principais funções é suprir as necessidades humanas e para isso é necessário que a empresa conheça os consumidores para realizar ações que conquistem o público alvo.

  Las Casas tem como base que o principal objetivo do marketing é o lucro (LAS CASAS, 2009). Porém o lucro não é o objetivo, é a recompensa por criar clientes satisfeitos. As empresas que se preocupam em satisfazer as necessidades de seus clientes consequentemente tornam-se mais lucrativas. Clientes satisfeitos retornam ou indicam para outros e fazem propaganda gratuita para a empresa.

   Em um mundo cada vez mais complexo e dinâmico as organizações devem se adaptar constantemente, modificando e evoluindo de acordo com as exigências de cada mercado.

PRÁTICAS DE MARKETING

Ter estratégias para se tornar conhecido, como ir a eventos do ramo ou ter um plano para o marketing digital para contabilidade, é a melhor opção. Quanto mais você se mostrar, maiores as chances de saberem quem é você. E isso não inclui somente clientes, mas fornecedores, profissionais e outros stakeholders

  A empresa precisa estar onde o cliente está e o marketing realizado na internet, chamado marketing digital está se tornando cada vez mais forte. As pessoas têm instinto de buscar novas informações e experiências e os endereços eletrônicos tem contribuído muito para isso. As marcas diferenciam produtos e serviços e comunicam promessas que devem resultar na satisfação do cliente. Isso é levado em consideração no momento em que o consumidor deseja um produto ou serviço.

  Para Kotler e Keller o processo de planejamento de marketing consiste em analisar oportunidades, selecionar mercados-alvo, conceber estratégias, desenvolver programas e gerenciar o esforço do marketing (KOTLER; KELLER, 2012).

  A relação entre a empresa e o cliente segundo Rosa e Marion é otimizada englobando cinco atividades fundamentais integradas que são apresentadas a seguir:

  1. PESQUISA: É fundamental para conhecer os clientes, identificar a clientela potencial, definir o perfil sóciográfico (renda, idade, sexo, entre outros fatores) e fornecer informações para auxiliar nas decisões de marketing, como preço, propaganda, canais de distribuição, etc.
  2. DESENVOLVIMENTO E ADMINISTRAÇÃO DE PRODUTO: Ocorre devido às grandes mudanças no mercado. É necessário sempre inovar a fins de suprir as necessidades e desejos dos consumidores e se destacar perante a concorrência.
  3. COMUNICAÇÃO COM O MERCADO: É essencial para o cliente conhecer os produtos e serviços. Dentro da área de comunicação há várias modalidades de atividades diferentes como a propaganda, publicidade, promoções e eventos.
  4. VENDAS E DISTRIBUIÇÃO: São formadas por representantes, atacadistas e varejistas, que levarão os produtos até as empresas para finalmente efetuarem as vendas.
  5. PÓS-VENDAS: É o vinculo continuado com os clientes. Reter os dados dos clientes toda vez que ele entra em contato com qualquer departamento da empresa. Prestar informações, assistência, serviços de atendimento e informações para o cliente se fidelizar à empresa.

  Muitos são os fatores que influenciam na hora de definir as estratégias de marketing. Para prospectar clientes e atingir o maior número de público alvo é de extrema relevância aplicar na prática as atividades acima citadas. Contudo, buscar conhecer o perfil de clientes, realizar análise da concorrência, se manter atualizado, acompanhar os ânimos do mercado e prestar informações e assessoria para os clientes tornam a empresa um diferencial no mercado

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

De acordo com Las Casas“o serviço é qualquer atividade ou benefício que uma parte possa oferecer a outra, através de um ato, ação, esforço ou desempenho, que seja essencialmente intangível e não resulte na propriedade de qualquer coisa.” (LAS CASAS, 2007, p. 257).

  Com a relevância do meio digital, não há como conseguir clientes na contabilidade sem apostar em estratégias online. Diante disso, propor conteúdos em site, blog, redes sociais e e-mail marketing alinhados a essas estratégias e a persona, uma vez que você sabe o que oferecer e por qual meio oferecer.

  Um cliente mal atendido, além de não utilizar mais o serviço ou produto, passará adiante sua má experiência. Sendo assim, o atendimento se torna muito importante para a fidelização dos clientes, pois, quando um usuário gosta muito de uma empresa, ele espera que ela atenda e resolva seus problemas com atenção e empatia.

PLANEJAMENTO  ESTRATÉGICO  DE  MARKETING

  O planejamento estratégico de marketing consiste em um planejamento das ações de marketing de uma empresa, buscando alcançar um determinado objetivo. Ao tratar de temas que interessam a potenciais clientes, eles passam a enxergar seu escritório como referência de negócio sério e capacitado.

  Existem várias formas de analisar quais estratégias de marketing serão utilizadas para gerar maior retorno, portanto é necessário fazer um planejamento das ações que serão desenvolvidas. Uma estratégia muito conhecida é o 5W2H que é uma poderosa ferramenta de qualidade utilizada para elaboração de um plano de ação, que ajuda a definir e resolver problemas.

        -WHAT?       - O QUE?        Que ação será executada?[pic 3][pic 4]

        -WHO?         -QUEM?          Quem irá executar?/Participar da ação?

5W  -WHERE?     -ONDE?          Onde será executada a ação?

       -WHEN?        -QUANDO?     Quando a ação será executada?

       -WHY?          -POR QUE?     Por que a ação será executada?

[pic 5][pic 6]

      -HOW?               COMO?                    Como será executada a ação?

2H  -HOW MUCH?   QUANTO CUSTA?   Quanto custa para execução da

                                                                                         Ação?

 

  A ferramenta orienta a resolução do problema de uma forma simples e eficiente. As respostas das questões são interligadas e definem as ações tomadas, de que maneira serão realizadas e quais os responsáveis pela execução. Outra ferramenta muito utilizada para o planejamento estratégico de marketing é a Análise SWOT (Strengths Weaknesses Oppotunities Threats ou traduzindo para o português, Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

   Toledo afirma que a análise de SWOT é um método de planejamento estratégico e gestão que determina os fatores negativos e positivos de uma organização. É considerada uma ferramenta que define pontos fortes e fracos, inseridos no ambiente interno, que ficam em total controle da própria organização, ou seja, só depende de seus gestores tomarem ou não determinadas atitudes e as oportunidades e ameaças do mercado, que são influenciadas pelo ambiente externo, onde a empresa não tem nenhum controle sobre esses fatores, não sabe se vão acontecer, mas é importante ter atenção para aproveitá-los e/ou evitá-los (TOLEDO, 2014).

   Com essas ferramentas é possível elaborar estratégias de marketing, identificando diversos pontos de grande relevância para o sucesso das empresas, instituições e organizações.

METODOLOGIA

  Quanto à natureza, este estudo trata-se de uma pesquisa teórica, uma vez que busca na teoria a resolução de um problema, que é buscar novas estratégias de marketing que a empresa JM contabilidade pode implementar, visando o aumento do número de clientes.

  Com relação à técnica utilizada, foram realizadas pesquisas bibliográficas e estudo de caso. Assim, na pesquisa bibliográfica usaram-se livros, artigos publicados em revistas e na internet.

 

REALIZANDO A ANÁLISE SWOT

  Buscando entender os principais pontos fortes e os pontos fracos da organização, foi necessário começar olhando para dentro da empresa, esses fatores colocam a empresa em vantagem ou desvantagem perante a concorrência. Para isso, realizou-se a análise SWOT.

Forças:

  • Serviços de qualidade;
  • Vinculo intenso com os clientes;
  • Preço.

Fraquezas:

  • Maior estrutura na área de marketing;
  • Investir em mais canais de comunicação.

  O Escritório JM contabilidade possui muitos pontos fortes que influenciam na decisão das pessoas escolherem a empresa para prestar serviços, pois focam na qualidade dos serviços, contando com o trabalho de excelentes profissionais, muitos já estão formados em áreas afins, outros estão se capacitando, preservam um vínculo intenso com os clientes; os problemas são resolvidos através de conversas e todos são tratados com igualdade e é muito flexível nas negociações de pagamento e preço dos serviços, há muita empatia nessa parte.

  Há alguns pontos fracos que se fossem colocados em prática iriam trazer um retorno satisfatório para organização. O escritório tem pouco foco na estrutura de marketing, não há ninguém especificamente trabalhando no setor de divulgação do escritório e investe pouco na área de comunicação. A empresa utiliza muito pouco os canais de comunicação, que além de terem baixo custo ou até serem gratuitos trazem um retorno relevante para a empresa.

Oportunidades:

  • Demanda dos serviços;
  • espaço amplo e próprio.

Ameaças:

  • Concorrência

O escritório tem grandes oportunidades de continuar crescendo, pois a demanda sobre os serviços prestados é muito grande. O escritório oferece serviços para pessoas físicas e jurídicas. Portanto acompanha a evolução das empresas o que tem possibilitado que o escritório continue evoluindo e adquirindo novos clientes. O espaço físico é amplo e próprio, tendo capacidade de aumentar o quadro de funcionários e a cartela de clientes sem fazer muitas alterações. O principal fator que se torna uma ameaça para a organização é a concorrência, pois existem muitos escritórios de contabilidade na cidade.

CONSIDERAÇÕES DA ANÁLISE

  Diante disso, percebe-se a importância de usar ferramentas que possibilitem a divulgação dos produtos e serviços fazendo com que os clientes fiquem informados sobre o que a empresa oferece

  Uma sugestão de ferramenta de marketing utilizada amplamente pelas empresas na atualidade é o e-mail marketing, com ela será possível divulgar produtos e promoções para clientes e outros prováveis clientes a um custo muito baixo.

  Alguns tipos de marketing também são ferramentas importantes que a empresa pode utilizar, como por exemplo, marketing direto, marketing de relacionamento, marketing de retenção e o marketing individualizado

  Diante disso as formas e prazos de pagamento também podem ser repensados. Uma sugestão é que a empresa faça isso de acordo com as condições dos clientes, o que eles estão dispostos a pagar pelos serviços que serão prestados e o tempo que irá levar para a execução.

  A empresa pode realizar treinamentos com seus funcionários, capacitando-os e trazendo novos conhecimentos, assim a equipe notará que a empresa está investindo todos os recursos necessários para atingir novos clientes e buscar crescimento, motivando assim todos os funcionários a buscarem também um crescimento profissional dentro da empresa.

Assim, propõe-se um plano de ação de marketing para relacionamento e consequente fidelização de clientes internos e externos proposto para a empresa.

PLANO DE AÇÃO DE MARKETING

O que fazer?

Responsável

Quando?

Orçamento

Lembrança de datas comemorativas em jornais locais e em mídias digitais como página do Facebook

Gerente

Dia das mães Dias dos pais Páscoa/ Natal Dia do Município

Mídia tradicional: como pagina do jornal. Página do Facebook: 1 hora diária de um colaborador

E-mail personalizado para enviar para os clientes no dia do seu aniversário e na página pessoal das redes sociais.

Gerente

Conforme o cadastro de clientes (no dia do aniversário)

Não tem custo uma vez que são usados apenas meios digitais.

Indicação de um cliente que virá se tornar potencial.

Todos os colaboradores e clientes

Continuamente

O primeiro valor de honorário fica para a pessoa que indicou

Envio de conteúdo importante para o cliente como dicas de economia para pessoas físicas e notícias atuais relacionadas a área contábil para as empresas.

Um colaborador

Uma vez por semana

8h semanais do colaborador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (174.1 Kb)   docx (337.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com