TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Eletrização Por Atrito

Por:   •  24/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

O PROCESSO DE ELETRIZAÇÃO POR ATRITO

        Podemos observar que dois corpos de naturezas diferentes, ao serem atritados, ficam eletrizados.

        Durante o contato (esfregaço) entre os corpos, a transferência de elétrons de um corpo para o outro. Por exemplo: quando você passa uma flanela em um objeto de vidro, ocorre uma transferência de elétrons do vidro para a flanela e dois corpos ficam carregados com cargas de módulos iguais, porem de sinais contrários.

        Pelo atrito, um corpo recebe ou perde elétrons dependendo de sua constituição. Um corpo que perde ou sede elétrons fica sempre eletrizado positivamente, enquanto um corpo que recebe elétrons fica eletrizado negativamente.

        Existe uma tabela, chamada série triboelétrica, que relaciona materiais que recebem ou perdem elétrons quando atritados uns com os outros. Nela, o material que vem antes perde elétrons para o material posterior.

        Vale lembrar que não é o fato de atritar ou friccionar eletriza os componentes, mas o simples fatos de haver maior contato entre os materiais.

        Por exemplo, se atritarmos dois bastões de borracha (ebonite) com lã, eles adquirem a mesma carga negativa e se repelem quando aproximados um do outro.

         Se atritarmos um bastão de borracha e outro de vidro com lã, eles adquirem cargas de sinais contrários e se atraem quando aproximados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.4 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com