TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA CARDIOVASCULAR

Por:   •  15/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA CARDIOVASCULAR

O sistema circulatório ou cardiovascular é formado pelos vasos sanguíneos e o coração. E responsável pela circulação do sangue que permite o transporte de nutrientes, oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. Existem três tipos de vasos sanguíneos: as artérias, as veias e os vasos capilares.

ARTÉRIAS

As artérias são vasos do sistema cardiovascular, por onde passa o sangue que sai do coração que é transportado para as outras partes do corpo. As artérias são formadas de um tecido muscular bastante elástico, que permite, que as paredes se contraiam e relaxem a cada batimento cardíaco, também se ramificam pelo corpo e vão se tornando mais finas, constituindo as arteríolas, que por isso se ramificam ainda mais formando os capilares.

VEIAS

As veias são vasos responsáveis pelo transporte de sangue para as diversas partes do corpo, e de volta para o coração. Sua parede é mais fina que a das artérias, portanto, o transporte do sangue é muito mais lento. A pressão do sangue nas veias é baixa, o que dificulta o retorno do mesmo para o coração. Existem válvulas nesses vasos, que fazem com que o sangue se desloque sempre em direção ao coração. E interessante destacar que a maior parte das veias transporta o sangue venoso, quer dizer, opimo em gás carbônico, já as veias pulmonares transportam o sangue oxigenado, dos pulmões para o coração.

VASOS CAPILARES

Os vasos capilares são ramificações microscópicas de artérias e veias que fazem parte do sistema cardiovascular formando uma rede de comunicação entre as artérias e as veias, as paredes desses vasos são formadas por uma camada muito fina de células, o que permite a troca de substâncias do sangue para as células e inversamente.

CORAÇÃO

O coração é um músculo oco, que se localiza no centro do tórax, e que funciona como uma bomba. Ele é dividido em quatro partes: átrios e os ventrículos.

O lado direito do coração recebe o sangue com gás carbônico através das veias e o leva para os pulmões, lá ele recebe oxigênio, logo após o sangue vai para o átrio esquerdo e desse, para o ventrículo esquerdo, de onde sai a artéria aorta, que leva o sangue rico em oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo. (Imagem 1)

O coração bombeia sangue para todas as partes do corpo fornecendo a todas as células o oxigênio e os nutrientes que precisam para funcionar. O coração é constituído por um tipo especial de tecido chamado musculo cardíaco, esse musculo se contrai e relaxa continuamente de modo ritmado sem interrupção permitindo que o coração bata permanentemente, quando as paredes do coração se contraem elas expulsam o sangue para fora impelindo-o em direção aos pulmões e ao resto do corpo. Quando relaxam o sangue ingressa no coração, o fluxo de sangue através do coração é controlado por válvulas, as quais são, a pulmonar, a tricúspide, a aórtica e a mitral, que o fazem circular em uma só direção.

O musculo cardíaco é formado por células, que tem uma ação miogênica, isto é, são capazes de se contrair automaticamente sem precisar de instruções do cérebro, está é uma das características que fazem o musculo cardíaco se diferenciar dos outros que para funcionar exigem impulsos do sistema nervoso, no entanto se o musculo cardíaco for privado de oxigênio seu batimento se reduz, e ao final ele para completamente, isto acontece com quem sofre um infarto do coração.

(Imagem 1)[pic 1]


TIPOS DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Doenças cardiovasculares são doenças que afetam o sistema circulatório, ou seja, vasos sanguíneos e coração. Existem diferentes tipos de doenças cardiovasculares, entre as mais comuns estão enfarte do miocárdio, angina e aterosclerose.

No Brasil, as doenças cardiovasculares constituem – se em um dos mais importantes problemas de saúde da atualidade, também como   principal causa de morte no nosso país. (LESSA, 1999). Vejamos algumas doenças cardiovasculares mais comuns:

Ataque cardíaco, Angina, Aneurisma da aorta, Arritmia, Doença cardíaca congênita, Endocardite, Insuficiência cardíaca, Infarto agudo do miocárdio Miocardite, Tumores no coração, Doença vascular periférica são exemplos de doenças cardiovasculares.

- Ataque cardíaco: O ataque cardíaco, cientificamente chamado de infarto agudo do miocárdio, é caracterizado pela morte de parte do tecido que forma o coração, que geralmente é causado pelo entupimento das artérias devido ao processo da aterosclerose. (Formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias do coração).

- Angina: A angina é uma dor ou desconforto no peito causada pela diminuição do fluxo de sangue no coração. Geralmente está associada à doença arterial aterosclerose, podendo se manifestar de forma súbita ou recorrente. Essa dor ocorre porque, com o acúmulo de gordura na parede das artérias (aterosclerose), o músculo cardíaco não recebe a quantidade adequada de oxigênio necessária para o seu funcionamento.

- Arritmia: É qualquer alteração no ritmo das batidas do coração, que pode fazer com que ele bata mais rápido ou mais lento, ou simplesmente fora de ritmo. Quando o coração bate a uma frequência menor do que 60 batimentos por 1 minuto chama-se bradicardia e quando o coração bate de forma mais acelerada, com uma frequência maior que 100 batimentos por 1 min, chama-se taquicardia.

 

FATORES DE RISCO

-Tabagismo - É sem dúvida, um risco cardíaco. Os fumadores de mais de um maço de cigarros por dia têm quatro vezes mais enfartes do miocárdio do que os não fumadores. O tabagismo favorece o aparecimento da Angina de Peito, do Enfarte do Miocárdio e da Doença Arterial Periférica, e pode levar, inclusive, à morte. O risco de acidente vascular cerebral também aumenta nos fumadores de modo proporcional ao número de cigarros fumados por dia.

-Sedentarismo - A inatividade física é hoje reconhecida como um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares. Embora não se compare a fatores de risco como o tabagismo ou a hipertensão arterial, é importante na medida em que atinge uma percentagem muito elevada da população, incluindo adolescentes e jovens adultos. A falta de prática regular de exercício físico moderado potência outros fatores de risco susceptíveis de provocarem doenças cardiovasculares, tais como a hipertensão arterial, a obesidade, a diabetes ou a hipercolesterolemia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (360.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com