TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O passado catastrofico da terra

Por:   •  6/2/2017  •  Resenha  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  1.585 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha: Documentário “ O passado catastrófico da Terra”

                                                                              Luciane de Oliveira Corrêa

O passado catastrófico da Terra. Produzido por Discovery Chanel, 1999

O documentário “ O passado catastrófico da Terra” é introduzido por Marcelo Gleiser, físico e astrônomo brasileiro, muito conhecido nos EUA por sua pesquisas cientificas, falando sobre o HFC, que é seria a maior maquina existente que serve para medir a menores coisas que existem, as partículas elementares da matéria ( uma partícula que não pode ser dividida em nada menor do que ela).

O documentário realmente se inicia com a apresentação  da temática que será abordada: Como nosso planeta se formou a partir de seu passado catastrófico.

Estudiosos explanam sobre como forças devastadoras colaboraram para a construção de montanhas majestosas e para a imensidão dos oceanos. De acordo com eles nosso Planeta sofreu e sofre diversas alterações em sua superfície e isso acaba por apagar as evidencias mais visíveis de seu passado, mas afirmam que existem evidencias que continuam intactas, mas bastantes escondidas.

Pesquisadores afirmam que cerca  de 18 mil meterioritos atingem a Terra todos os anos, trazendo evidencias sobre a formação catastrófica do nosso planeta, que este é feito a partir de “sucata” espacial agrupada.

Há 4,5 bilhoes de anos, segundo pesquisadores, a Terra em estado liquoefeito crescia,enquanto uma chuva de meteoros se chocavam contra ela. Esses meteoros fizeram com que sua temperatura se elevasse dando inicio a sua formação.

Estudiosos estimam que há 3,1 bilhões de anos o processo de resfriamento da Terra começou, vapor d´água e gases estavam sendo liberados do interior da Terra através  de vulcões, sendo considerada a grande erupção da Terra, resultando numa atmosfera densa e gasosa,  cem veze maiores que a de nossos dias, todas as paisagens eram vulcânicas.

Existem vários teóricos que apontam que a água chegou na Terra através de cometas de gelo e  que com a saturação da atmosfera, as chuvas foram precipitadas, tornando-se tempestades gigantescas, que fizeram que a Terra se torna-se um planeta de água, estima-se que é a partir desses fenômenos que a vida se origina.

Pesquisadores apontam que cerca de 2700 m abaixo da superfície terrestre, o leito dos oceanos apresentam fendas por onde passam larvas vulcânicas, que aquecem a água e transbordam através de fumerolas , tornando esse ambiente propicio a reprodução de micro-organismos. Podemos dizer que a vida começa no fundo do oceano, que ele é a fábrica da vida.

Estudos e experiências realizadas na litosfera apontam que abaixo das rochas há restos de ilhas vulcânicas enterradas. Há 200 milhões de anos atrás, aproximadamente, essas ilhas foram enxertadas no continente norte-americano, formando o maior conjunto de montanhas rochosas, que vão do México ao Alaska, dando indícios de como as primeiras massas de terra foram criadas.

Roger Buik, professor da Universidade de Sidney,  descobriu uma rocha,no noroeste Austrália, que faz parte do terreno mais antigo do Planeta , ela apresenta listas verticais que estimam sua existência de 3,6 bilhões de anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com