TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é isso Companheiro?? resenha critica (formiga)

Por:   •  1/9/2019  •  Resenha  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MONTEIRO LOBATO

CURSO INTEGRADO DE MECÂNICA

JUAN PIETRO SANTOS BORBA

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

TAQUARA-RS

2019

O Que é Isso Companheiro?

O filme se passa em 1969 em plena ditadura militar, no seu inicio é apresentado a situação politica do Brasil na época, onde haviam muitos protestos estudantis contra o governo da época. Em um destes protestos estavam estavam Fernando e César,  dois homens que entraram para a luta armada contra a ditadura. Eles entraram para a organização MR-8, lá eles se juntam a outros recrutas Júlio e Renê, e recebem novos nomes, logo após são submetidos alguns treinamentos.

Como um ano antes o governo impôs o AI-5 que censurou a imprensa, o objetivo principal do MR-8 foi chamar atenção do governo para que ele acabasse com essa censura. Pensando nisso Fernando propõe a Maria ( líder do MR-8 ) um sequestro ao embaixador dos EUA. Então visando este sequestro eles roubam um banco, mas no momento da fuga César, que agora é Oswaldo, acaba tomando um tiro e é preso pelos militares, e este em meio a tortura entrega seus companheiros e eles perdem um campo de treinamento.

Em meio a um assalto bem sucedido juntam-se a eles, os “companheiros” Toledo e Jonas, que eram do movimento Ação Libertadora Nacional, junto a estes eles é realizado um sequestro bem sucedido.  Com esse sequestro eles conseguem que uma carta escrita por Fernando, agora Paulo, fosse lida para todo Brasil. Nesta carta dizia as condições necessárias para a soltura do embaixador, essas condições eram que a carta fosse lida  em rede nacional, e a libertação de quinze prisioneiros políticos e que estes fossem extraditados para o México. Caso estas condições não fossem cumpridas o embaixador seria morto. O prazo era de 48 horas.

Entre essa 48 horas alguns esquerdistas criam afeto com o embaixador, esse dialogavam com ele e tiravam suas curiosidades sobre diversos assuntos.

Como estavam sempre muito ocupados não tinham muito tempo pra fazer comida então compram já pronta, em uma dessas vezes um vendedor desconfiou, e fez uma denuncia, assim a policia conseguiu rastrear onde eles estavam. Mesmo sabendo onde os sequestradores estavam, decidiram  não invadir para a segurança do embaixador.

Prestes a fechar as 48 horas os quinze prisioneiros foram libertados e encaminhados ao México. No dia seguinte o embaixador foi libertado e cada um dos esquerdistas se separaram e seguiram suas vidas escondidos fugindo da policia.

Um mês depois da soltura do embaixador a policia recebe uma pista sobre os esquerdistas e vai atrás deles um a um. Entre eles Toledo e Jonas são mortos, e o restante se tornam prisioneiros políticos, mas meses depois com o sequestro do embaixador alemão eles foram soltos e enviados a Argélia.

O filme aborda o assunto ditadura militar, e a luta da esquerda visando restaurar os direitos retirados pelos militares. O MR-8 ( Movimento Revolucionário 8 de Outubro ) tenta resolver o problema da censura nas mídias, e libertar alguns prisioneiros políticos. Em um aspecto geral eles lutam contra a falta de liberdade, se pensarmos  bem a liberdade que nós temos hoje é pela luta deles. E esse filme retrata isso muito bem. De modo que possamos fazer uma comparação, e se ninguém tivesse lutado? E se todos tivessem aceito aquilo tudo? O que seriamos hoje? Uma Cuba da América do Sul. Quanto mais liberdade eles tivessem chegaria um ponto que nós não viveríamos  mais nossas vidas, eles viveriam por nós. “Graças a Deus” teve alguém que lutou por nós e não deixou que isso estivesse acontecido. Por isso que esse filme deveria ser mostrado para todo Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com