TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Jogos Matemáticos

Por:   •  30/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  4.176 Palavras (17 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 17

ATIVIDADES LÚDICAS PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DO JOGO: “PERSEGUIÇÃO MATEMÁTICA”.

José Euler Gomes Costa

Graduado em Matemática pela Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro/RJ

Discente do Curso de Especialização em Ensino de Matemática Para o Ensino Médio

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

Thiago Jefferson de Araújo

Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Orientador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

Resumo: Este artigo apresenta como podemos fazer o uso dos jogos matemáticos como estratégia e metodologia eficiente do processo de ensino-aprendizagem da matemática, levando-nos a uma profunda reflexão das nossas estratégias em sala de aula, implementando assim, mais uma ferramenta que contribua para o ensino e aprendizagem da matemática, melhorando também os índices de desempenho do aluno, assim também como bons resultados alcançados. Por conseguinte, o objetivo deste trabalho é nos proporcionar desde observar, identificar e analisar o desempenho dos alunos frente às atividades de jogos (observação), quanto a interação de aluno com o professor e aluno com aluno. A partir de pesquisa qualitativa e de observação, poderemos reconhecer e comprovar as situações dentro da própria sala de aula ou ambiente pré-definido, como também situações do cotidiano do professor e do aluno. Além do mais como os alunos administram e resolvem as situações-problemas que vão sendo gerados no decorrer do desenvolvimento das atividades, implicando na comprovação de como os jogos podem contribuir para a aprendizagem matemática. Portanto, no final, poderemos concluir que os jogos é um ótimo recurso para alinhar Teoria e prática, abstrato e concreto.

Palavras-chave: Ensino da Matemática. Educação Matemática. Jogos.

  1. INTRODUÇÃO

A utilização de jogos como estratégia de ensino-aprendizagem na sala de aula é um recurso pedagógico que tem apresentado bons resultados em sala de aula, pois resultam em situações que permitem ao aluno desenvolver o seu raciocínio, praticando assim, métodos de resolução nos problemas propostos, com isso estimulando a sua criatividade e participação no ambiente escolar.

Atualmente vemos uma problemática imensa e bastante difícil quando analisamos o ensino e aprendizagem da matemática. Nota-se que existe um déficit que requer muita atenção, pois, aumenta gradativamente as estatísticas de mau desempenho tanto de discentes com a aprendizagem matemática, quanto de docentes com dificuldades de ensino. Uma das alternativas para diminuir tal déficit, pode-se fazer em programas de capacitações para docentes, é o que aponta o estudo Formação Continuada de Professores no Brasil, do Instituto Ayrton Senna e do Boston Consulting Group, lançada dia, 7 de julho de 2014, em São Paulo. E os jogos matemáticos são um recurso muito importante que encabeça as estratégias para o ensino e a aprendizagem, no qual são uma fonte inesgotável de alternativas para o saber como também para o prazer da prática em si.

Nota-se que, a utilização de jogos e/ou brinquedos para o estímulo e aprendizagem da criança já vem de muitos anos. Didonet fala que em muitas culturas antigas, produziram e utilizavam brinquedos para o estimulo da criança. Por exemplo, a boneca e a bola, que são dos mais antigos que se tem notícia e mais difundidos em todas as culturas. Janice Bertoldo e Maria Ruschel afirmam que ”O brincar é algo tão espontâneo, tão natural, tão próprio da criança, que não haveria como entender sua vida sem brinquedo. Desde o começo, o brinquedo é uma forma de relacionar-se, de encontrar o mundo físico e social”.

A proposta dos jogos matemáticos como instrumentos para ensino tanto das operações matemáticas, quanto para resolução de problemas, pode desenvolver no aluno estratégias que ajudarão dentro dos jogos, somado a força de vencer, da competitividade, o envolvimento com as aplicações da Matemática, desenvolvendo e aprimorando as habilidades que compõem o raciocínio lógico.

A construção desses jogos será de bastante proveito, pois se podem aprimorar as habilidades construtivas e engenheiras dos alunos, com isso não perdendo a essência de todo o processo, que vai da construção do jogo até sua aplicação, extraindo teorias e conceitos, que seriam mais dificultosos extraí-los sem a utilização dos jogos. Cujo, os mesmos, nos permitem enxergar do abstrato para o físico, e ao professor, a oportunidade de criar um ambiente saudável, coletivo e dinâmico na sala de aula, em que a comunicação seja benéfica, propiciando momentos de interação entre alunos e professor; trocas de experiências e discussões.

Para Vital Didonet: "É uma verdade que o brinquedo é apenas o suporte do jogo, do brincar, e que é possível brincar com a imaginação. Mas é verdade, também, que sem brinquedo é muito mais difícil realizar a atividade lúdica, porque é ele que permite simular situações.”

Dessa forma a escolha desse tema se justifica pela dificuldade observada ao longo de muitos anos em relação ao ensino e aprendizagem da matemática,

e principalmente, pela observância da ideia de que os jogos matemáticos possam ser utilizados para o desenvolvimento da criatividade do aluno, fazendo com que a aprendizagem dos conteúdos matemáticos possa ser realizada de forma satisfatória, eficiente e prazerosa.

Estudos mostram, de um lado, que a consideração pela criança no processo de aperfeiçoamento da pedagogia implica um olhar sobre o jogo, embora este permaneça fundamentalmente uma atividade fútil que só tem valor educativo se valorizado pelo professor. (Brougère, 1998 p.58)

O jogo pode ser utilizado para permitir um relaxamento necessário, em todo o peso causado pelo medo da disciplina, cujo objetivo é propiciar um novo esforço intelectual, ou então tornar lúdico um exercício didático, como por exemplo, o aprendizado das quatro operações, termos algébricos, funções etc. Com isso pode-se traçar e alcançar com esse trabalho alguns objetivos como observar, identificar e analisar o desempenho dos alunos frente às atividades de jogos (observação), como acontece à interação com o professor, com os discentes, e como os alunos administram e resolvem as situações-problema que vão sendo gerados no decorrer do desenvolvimento das atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com