TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tribos Urbanas

Por:   •  30/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

VISÃO GERAL

O conceito gótico, de modo geral, habita dois modos de visão ou dois universos que se conectam: o do historiador da arte e o do teórico da literatura.

O termo gótico, para o historiador da arte e da arquitetura, identifica o conjunto de manifestações artísticas produzidas na Europa ocidental no período da baixa Idade Média.

Já para o teórico da literatura, o termo está exatamente vinculado a uma nova modalidade de poesia e prosa de ficção que surge a partir da segunda metade do século XVIII.

LITERATURA

Na literatura, teve o início no campo da poesia, com as paisagens assombradas de Ossian, as visões caóticas de William Blake e o sinistro demonismo de Coleridge. Porém, é a partir do romance O castelo de Otranto, de Horace Walpole (1764), que o termo gótico é relembrado, na medida em que essa obra trazia o subtítulo Um romance gótico.

Essas obras eram geralmente recheadas por superstições populares, por uma atmosfera de mistério, pavor, cheia de eventos sinistros e sobrenaturais ocorridos em castelos e casas antigas, ou seja, surge o modelo daquilo que convencionalmente chamamos de ficção gótica.

CINEMA

Conforme sabemos, a linguagem cinematográfica vai se constituindo a partir de suas relações com as outras artes. Em respeito a literatura, esta se notou como uma grande fonte de enredos para as narrativas fílmicas.

Sobre os filmes de horror de estética gótica, são quem vai dar vida e fama às figuras de Frankenstein, do lobisomem, da múmia, além do próprio conde Drácula, e também resgatar histórias do folclore medieval, como a lenda do Golem e de Fausto.

O aspecto de dificuldade em reproduzir a atmosfera de sonho, pavor e medo que estavam presentes nas narrativas, acabou por causar evoluções técnicas na fotografia, na montagem e na sonoplastia dos filmes.

MÚSICA

Em determinado período, ainda classificado como pós-punk, se tinha certa indefinição musical por conta das diversas influências agregadas pelas bandas que surgiam. Outros ascendentes o Punk partiam para uma sonoridade mais experimental e foram classificadas como New Wave. Mas na Inglaterra, com este mesmo contexto, surge o New-Romantic e o No Wave. De 1979 a 1983, algumas bandas pós-punk seriam chamadas de góticas, mas outras não. Posteriormente, bandas de outros estilos musicais também seriam chamadas de góticas.

New-Romantic: consistia em uma versão mais suave e comercial da New Wave americana. Possuía influências de Soul, Funk, Disco e Punk. As maiores expressões do movimento eram Depeche Mode, David Bowie e Duran Duran, que contava ainda com o surgimento da MTV americana, que teve grande participação na divulgação dos clipes das bandas.

No Wave: aplicava temas niilistas, timbres graves de guitarras e linhas de baixo, além do uso da microfonia e outros sons que interferissem na construção comum da música.

Deve-se acrescentar também sobre Gothic Rock ou Rock Gótico que emergiu do pós-punk no final da década de 1970. Possuía a atmosfera sombria, melancólica e artística do rock. As primeiras bandas pós-punk que adotaram uma atmosfera sombria e tons góticos incluem Siouxsie and the Banshees, Joy Division, Bauhaus e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com