TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tribos Urbanas

Por:   •  28/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

Introdução

Tribos Urbanas: Góticos

Conclusão

Bibliografia


Introdução

O conceito de “tribo urbana” foi definido pela primeira vez em 1985 pelo sociólogo francês Michael Maffesoli e se consolidou a partir de seu livro “O Tempo das Tribos”. Podemos definir as tribos urbanas como grupos formados principalmente por jovens a qual apresentam os mesmos interesses, gostos e ideias. Em uma visão sociológica, dizemos que as tribos urbanas surgem também como forma de manifesto a sociedade moderna, deste modo, esta relacionada à globalização e padronização da sociedade motivada pela cultura de massa. Sendo assim, seus membros seguem um estilo de vestimenta e comportamento a qual desafia os padrões sociais já estabelecidos e impostos na sociedade.

Ao longo do tempo diversas tribos urbanas surgiram, cada uma com sua própria ideologia e modo de vida. Sendo assim, o seguinte trabalho tem como objetivo retratar uma tribo especifica caracterizado por sua imagem sombria, chamada de Góticos, apresentando sua origem, características e ideias.


Tribos Urbanas: Góticos

A subcultura gótica teve origem no Reino Unido durante o final da década de 1970 e início da década de 1980, derivado do gênero pós-punk. A subcultura gótica abrange um estilo de vida, estando ela associada diretamente a musica Darkwave/Gothic Rock. Sua ideologia faz uma critica a sociedade, a qual idealiza um mundo verdadeiramente situado em paz, fora da hipocrisia dos seres, como também livre de tristezas, magoas e pré-conceitos.

Originalmente, o termo gótico deriva-se de Godos, povo germânico considerado bárbaro que diluiu-se aproximadamente no ano 700 d.C. Como metáfora, o termo foi usado pela primeira vez no início da Renascença, para designar pejorativamente a tendência arquitetônica, criada pela Igreja Católica da baixa Idade Média e, por consequência, toda produção artística deste período. No século XVIII, como reação ao Iluminismo, surge o Romantismo, nesse período o termo gótico passa a designar uma parcela da literatura romântica, sendo chamada de literatura gótica, trazendo enredos sobrenaturais ambientados em cenários sombrios como castelos em ruínas e cemitérios.

A origem da subcultura gótica recebe grande influencia do gênero musical classificado como pós-punk, a qual foi responsável por originar o gênero gothic rock ao final da década de 1970. Possui uma atmosfera sombria, melancólica e artística do rock, influenciando na ideologia da subcultura e trazendo temas como tristeza, pessimismo, paixão pela noite e o oculto. Seus primeiros adeptos foram às bandas: Siouxsie and the Banshees, Joy Division, Bauhaus e The Cure. A subcultura e o estilo gótico também estão presentes na literatura e nas mídias visuais como cinema e TV, com filmes e series situando-se no estilo.

Devido a sua imagem sombria os góticos são vistos pela sociedade como seguidores de religiões relacionadas às trevas, tais como o satanismo e o ocultismo ou a bruxaria. Porém, muito dessa visão se passa somente como senso preconceituoso ao grupo, a qual em realidade é considerada uma tribo laica, ou seja, não possui uma religião definida como oficial, sendo seus membros livres para seguir ou não uma crença religiosa com qual melhor se identificam.

Uma das principais características de uma tribo urbana se da pelo seu estilo de vestimenta, no caso da subcultura gótica seu estilo é marcado por cores fortes e escuras, dando um ar misterioso e antiquado em si. Utiliza também de acessórios como colares e pulseiras com cruzes e caveiras, usando também luvas, botas e cintos metálicos. O estilo das vestimentas são geralmente mórbidos e sombrios, incluindo também maquiagens pesadas, o rosto pálido, com olhos e boca pintada de preto. O estilo se diverge em diferentes gêneros, tais como: o estilo gótico tradicional, estilo romântico, death rock, vitoriano, lolita, entre muitos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com