TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo – Conjunto de causas que tem por objetivo produzir um ou mais efeitos específicos

Por:   •  13/5/2018  •  Ensaio  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Processo – Conjunto de causas que tem por objetivo produzir um ou mais efeitos específicos.

Processo Industrial – Operação ou série de operações que produza um resultado final desejado. Matéria prima na entrada, produto final na saída através de um determinado tempo e suprido por energia.

Tipos:

Contínuo – Período relativamente longo, matéria prima na entrada produto final na saída.

Discreto – Envolve liga/desliga. Controle excludente do tipo binário (1 ou 0, true ou false...). Requer controle lógico.

Controle de processo – Controla a qualidade do processo através da avaliação de desempenho real, comparação do desempenho real com as suas metas, atuação nas diferenças entre desempenho real e metas.

Motivos para controlar um processo:

Variabilidade – atributos de qualidade saem das especificações.

Entropia – Tendência natural de desordem do processo.

Custo – Pode ir bem, mas custar muito e custar pouco e não operar bem. Pode ser otimizado para operar bem e não custar muito.

Models – Matemáticos ou físicos. Não incorpora todas as características micro e macro de um processo.

Simulação - Obtenção da resposta temporal das variáveis de interesse de um modelo quando se excita as variáveis de entrada, com sinais desejados e se define valores das condições da s variáveis iniciais. Usada desde o projeto até operação, inclui estudo de viabilidade econômica.


Modelos: Estático (estacionário) – Processo cujo valor das variáveis permanece constante no tempo. Não possui memória, efeito da variável será instantâneo (equações algébricas)

Dinâmico (transiente) – Variáveis variam no tempo, que é a variável independente. Efeito de um sinal de entrada irá influenciar o comportamento do sistema nos instantes posteriores (equações diferenciais)

Linear: Saídas dependem linearmente das entradas e possíveis perturbações. Pode-se calcular a saída do sistema excitado por qualquer tipo de entrada  dividindo a entrada em componentes simples e adicionando-se as repostas de cada componente.. Segue a regra: [pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com