TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Educacionais e de Gestão

Por:   •  2/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Processos educacionais e de gestão

 PROF. DR. JADER RIBEIRO PINTO, CONCEITOS DE PROCESSOS EDUCATIVOS E DE GESTÃO: Gestão democrática escolar;

PROF. DR. JADER RIBEIRO PINTO, PROCESSOS EDUCATIVOS E DE GESTÃO: Teorias de gestão administrativa e de gestão educacional.

A gestão democrática escolar nada mais é do que a transformação da sociedade em cidadãos democráticos de Direito. A democracia teve seu marco com a constituição Federal de 1988, e junto veio a transformação da sociedade arbitrando-lhes a democracia. A instituição de maior influencia de aplicabilidade da democracia junto aos cidadãos é as escolas. Sendo assim para que se ensine a democracia, antes a instituição deve ser democrática. O princípio da gestão democrática, de acordo com Cury (2002) tem sido mais referido a eleição de diretores em escolas públicas. Mas essa eleição é apenas parte de um sistema democrático de ensino.

“A gestão democrática da educação é, ao mesmo tempo, transparência e impessoalidade, autonomia e participação, liderança e trabalho coletivo, representatividade e competência” (Cury, 2002).

O principal meio de se atingir a democracia escolar segundo Libâneo et al (2012) é através da participação, que vai desenvolver conhecimentos dos objetivos e metas a ser atingida pela a escola, causando assim um melhor envolvimento de todos os interessados.

Apesar de ser um tema considerado em muitas das vezes utópico, não deve sair dos Projeto Políticos Pedagógicos das escolas, e buscar por formas de faze-lo vir a existir, efetivando a busca incessante por essa democracia.

 “O critério de efetividade, definido pelos teóricos da escola contemporânea, consiste na mensuração da capacidade de produzir a solução ou resposta desejada, o que supõe um compromisso real e verdadeiro com os objetivos sociais e as demandas políticas da comunidade” (HORA, 1998, p.39).

Entre os profissionais da educação não deve haver uma hierarquia de níveis e sim um desenvolvimento de atividades em prol de um mesmo objetivo envolvendo toda a organização.

gestor escolar também é um educador e a gestão é igualmente um processo educativo” (Pereira, 2012, p 5).

 As instituições escolares trazem em seus arcabouços algumas características de administração empresarial, como por exemplo as competências/ habilidades desejáveis a um gestor, que também é buscado no mundo empresarial, mas a educação busca formar pessoas enquanto as empresas buscam por lucro, dentre outras diferenças.

 “comentam que certos princípios e métodos da organização escolar originam-se de experiências administrativas em geral, mas ressaltam que existem características muito diferentes das empresas industriais, comerciais e de serviços” (Libâneo et al 2012, p.435).

Por esse motivo as teorias administrativas devem ser consideradas na formação de um gestor escolar, pois podem desenvolver habilidades desejáveis e trazem conhecimentos indispensáveis para os gestão das escolas, levando em consideração suas diferenças organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com