TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Supervisionado em Gestão dos Processos Educacionais

Por:   •  28/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.328 Palavras (18 Páginas)  •  6.551 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Estágio Supervisionado em Gestão dos Processos Educacionais

TERESA DIAS PEREIRA ALVES

SÃO PAULO

2018

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Estágio Supervisionado em Gestão dos Processos Educacionais

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado em Gestão dos Processos Educacionais, sob a orientação do Professor (a) Ângela Maria Paiva Gama.

 Curso: Pedagogia

SÃO PAULO

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................pg.04

CAPÍTULO I – IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA E APRESENTAÇÃO DA DOCÊNCIA ESCOLAR ..........................................................................................pg.05

  1. –IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA .......................................................................pg05
  2. – APRESENTAÇÃO DA EQUIPE GESTORA...................................................pg.06

CAPITULO II– APRESENTAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS.

2.1 CARACTERIZAÇÃO DO TRABALHO DA EQUIPE GESTORA....................pg.07

2.2 CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGOGICA...................................pg.10

2.3 CARACTERIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA.pg.12

CAPITULO III- DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS..........................................................................pg.13

CONSIDERAÇOES FINAIS...................................................................................pg.15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................pg. 16

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é um relato do Estagio Obrigatório da disciplina Estágio Supervisionado em Gestão dos Processos Educacionais, do curso de Pedagogia, da Universidade Estácio de Sá, realizado no Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim dos Anjos, conveniado com a prefeitura de São Paulo.

O estágio proporcionou o primeiro contato com a escola e seu cotidiano, a interação a compreender a direção, coordenação pedagógica e a escrituração da escola. O estágio em si visa atrelar a teoria à prática, para elaboração deste trabalho forma utilizados os instrumentos como observação na escola e referencia bibliográficas.

Este trabalho está dividido em três capítulos e considerações finais, no capítulo um, há a apresentação da escola, seu espaço, sua organização, quadro de funcionários, comunidade em que está inserida a escola, as concepções pedagógicas, bem como as dimensões dos trabalhos efetuados pela equipe gestora.

No capítulo dois apresento as características da gestão e suas funções, o seu projeto político pedagógico e a educação continuada para os educadores da unidade, no capitulo três descrevo as atividades observadas no estágio, e nas considerações finais relato o que pude aprender durante meu período de observação e participação do estágio realizado.

Durante o período de estágio o objetivo foi observar a escola de uma maneira geral, para entender e aprender como transcorre a rotina escolar de acordo aos aspectos físicos, administrativos e pedagógicos.

CAPITULO I – IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA E APRESENTAÇÃO DA DOCÊNCIA NA ESCOLA.

1.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA.

A instituição escolhida para realizar o estágio curricular obrigatório, localiza-se na Rua Canto do Mangue, 97 no bairro Jardim Marisa, município de São Paulo, um bairro de classe média, porém a demanda da escola é de classe média baixa, por sua localização estar na divisa dos municípios de São Paulo e Osasco, sua demanda vem de outro município, pode-se dizer as crianças do CEI provem das comunidades próximas: Vila Piauí e Jardim Santo Elias (São Paulo) e Jardim Dávila, Vila dos Remédios e  Jardim Rochidale (Osasco).Estão matriculadas nesta unidade duzentas e vinte e quatro crianças, a faixa etária das crianças é de zero a quatro anos.

A instituição possui onze salas, estando da seguinte forma: uma sala de berçário um, três salas berçário dois, três salas minigrupo um e quatro salas minigrupo dois, a divisão das salas é feita de acordo a faixa etária.

Os funcionários que compõem o CEI jardim dos Anjos são; um diretor, um coordenador pedagógico, vinte e duas educadoras, cinco auxiliares de serviços gerais, um auxiliar de manutenção, um auxiliar administrativo e uma cozinheira, total de trinta e dois funcionários.

A instituição possui uma estrutura física bem conservada, além das onze salas, possui também: uma cozinha, dois refeitórios; uma sala de diretoria; uma sala dos professores para estudo; uma sala da coordenação; uma sala da administração; uma sala de TV, cinco banheiros administrativos e doze para alunos, sala sensorial e espaços espalhados pela escola , como espaço musical, espaço da leitura; espaço da casinha e dois ateliês de artes, parque em área aberta , tanque de areia e solário para berçário. Vale observar que as quatro salas do berçário têm trocador, chuveiro e vaso sanitário infantil.

A escola fica em um prédio de quatro andares, possui elevador e rampa de acesso. No subsolo estão: o refeitório dos funcionários e das salas de minigrupo I e II, também encontra se a cozinha, sala de descanso para funcionários, banheiro adulto, deposito de material de limpeza e um amplo pátio (onde as crianças correm, jogam bola). No andar terréo encontram-se: a recepção, duas salas de minigrupo I e uma sala minigrupo II, sala coordenação, almoxarifado, banheiros infantis e bebedouros, parque, tanque de areia, sala da secretaria. Já no primeiro andar tem-se: quatro salas de berçário, uma sala de minigrupo I, solário, sala de estimulação, lactário, refeitório dos Berçários I e II, pátio interno com brinquedos, dois banheiros adultos. E por último no segundo andar temos: sala dos professores, sala da diretoria, sala de televisão, banheiros adulto e infantil, bebedouros, almoxarifado, três salas de minigrupo II e pátio interno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (207.7 Kb)   docx (58.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com