TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Processos Educacionais

Por:   •  5/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  6.396 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Est. Sup. em Processos Educacionais

BÁRBARA DE OLIVEIRA DOMINGOS ARÊDO

 Nova Iguaçu

 2021.1


UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Est. Sup. em Processos Educacionais

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina Prática de Ensino e Est. Sup. em Gestão de Processos Escolares sobre orientação do Professor Fábio Rosa.

Curso: Pedagogia

Nova Iguaçu

 2021.1

 SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO……………………………………..........................................

2. DESENVOLVIMENTO……………………………........................................

2.1 Aspectos físicos, humano e material da instituição............................

2.2 Caracterizações da sala de aula e equipe pedagógica........................

2.3 Projetos politico pedagógico……….......................................................

2.4 Atividades da equipe pedagógica e gestora........................................

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................

4. REFERÊNCIAS.........................................................................................


  1. INTRODUÇÃO

        O presente relatório de estágio em Processos Educacionais tem como principal objetivo relatar a observação da gestão escolar em relação a formação continuada, dos professores, assim como observar o processo de ensino e aprendizado ofertado. Pois é através do ensino que conheceremos a base gestacional da unidade. O estágio foi realizado no Centro Educacional João Paulo, escola privada de educação infantil e ensino fundamental até o nono ano, localizado em Mesquita. O estágio de processos escolares foi muito importante em nível de aprendizado, pois proporcionou o meu primeiro contato de estágio em uma unidade escolar, embora já tenha feito outros estágios. A unidade já me era conhecida, pois estudei na educação infantil e fundamental nesta escola. Durante esse período algumas vezes me oferecia para estar ajudando na coordenação, e ali iniciou uma apreciação pela pedagogia. 

        Na unidade obtive acesso ao cotidiano escolar, e ao trabalho executado por parte da coordenação pedagógica, por isso o período foi bem aproveitado pois além de observar como se dá o trabalho da orientação também foi observado o trabalho da escola como um todo. O Centro Educacional João Paulo é dividido em duas partes, a primeira parte é somente destinada à Educação Infantil e a segunda ao ensino fundamental. Para esses dois segmentos existem uma coordenação pedagógica para cada, entretanto a forma de trabalhar é muito parecida.

2-DESENVOLVIMENTO

2.1 ASPECTOS FÍSICO, HUMANO E MATERIAL DA INSTITUIÇÃO.

 O Centro Educacional João Paulo foi à concretização de um sonho de duas educadoras, no ano 1996 na Rua Robert Kennedy n° 222, Mesquita. No início a escola começou em uma casa alugada, onde só tinha educação infantil. O nome

João Paulo foi dado em homenagem a uma pessoa que ajudou financeiramente esse sonho a se realizar.

        Hoje em dia a escola funciona no mesmo endereço com 26 anos de trajetória e conta com ambiente grande de dois andares, com duas escadas que dão acessos às salas. A escola atende um público de classe média baixa. A escola oferece aulas de balé e dança como também de vôlei para os alunos como também para a comunidade a quem queira participar.

A escola conta com 2 quadras,1 cozinha,2 salas de coordenação, 1 sala secretaria,1 sala Departamento pessoal,1 sala dos professores,1 biblioteca,1 almoxarifado, 2 pátios,1 brinquedoteca,2 parquinhos,2 sala de vídeo,7 banheiros (incluso dos funcionários),15 salas de aula com lousa branca, todas climatizadas e 8 bebedouros.

2.2 CARACTERIZAÇÕES DA SALA DE AULA E EQUIPE PEDAGÓGICA

         A equipe escolar conta com 2 orientadoras pedagógicas, 2 diretoras e 1 diretora substituta, 4 serventes, 1 inspetor de pátio e 31 professores no total. A escola conta com uma supervisora escolar em formação. A orientadora escolar é também mediadora de educação Inclusiva, onde a mesma também faz esse papel de mediação com os alunos portadores de cuidados especiais. As salas contam com ventiladores e ar condicionado e boa infraestrutura.

2.3 PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICO

        A escola conta com um PPP que fica na direção da escola. O PPP da escola foi elaborado por meio dos gestores, orientação pedagógica e professores. O PPP não parece ser de fácil acesso para todos, porém pude ter contato, pois a orientadora pedagógica pediu. O Centro Educacional João Paulo tem como base filosófica "a liberdade, a solidariedade, autonomia, cidadania, e reconhecimento de pluralismo de ideias e do respeito e da ordem’''. Trecho retirado do PPP.

         Os objetivos da instituição são o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. A missão da escola é formar cidadãos participativos, fornecer condições para que seus educandos possam desenvolver suas capacidades e aprendam o que for necessário para sua compreensão da realidade e participação em relações sociais. Não foi possível extrair mais detalhes do PPP, pois o acesso a ele foi rápido.

2.4 ATIVIDADES DA EQUIPE PEDAGÓGICA/GESTORA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (288.2 Kb)   docx (639 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com