TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Processos Educacionais

Por:   •  13/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.620 Palavras (15 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 15

ESTÁCIO

Universidade Estácio de sá.

Pesquisa e Prática em Educação - projeto

Maria Leurisvânia Rodrigues dos Santos

Orientadora: prof(a): Roseli C.

                                                    Florianópolis/SC

Universidade Estácio de Sá

Título

A Educação Inclusiva, e o desenvolvimento na Educação Especial: Integração e Inclusão.

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de pedagogia da Universidade Estácio de Sá, para o requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Pesquisa e Prática em Educação Pré- projeto Orientadora:Roseli C.

Sumário.

Introdução                4 Justificativa                5 Problema da pesquisa                6 Hipótese        6 Objetivo        7 Geral                7 Específico                7

Metodologia da

pesquisa        7[pic 1]

História da Educação Especial no

Brasil        9

Referência

bibliotecária        10

[pic 2]

Referencias        10

Introdução


O projeto aborda o desenvolvimento na educação especial e inclusiva demonstra que a inclusão e a integração fazem parte de um mesmo processo, na contribuição social, emocional e cognitiva da criança. A discursão sobre a integração e a inclusão já vem tomando espaço nos debates acerca ao atendimento as pessoas com necessidades especiais, há algumas décadas.

Este projeto se propõe entender de que formas que a proposta inclusiva materializa concretiza o a atendimento às necessidades educacionais especiais, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação (Brasil 2008). No cotidiano escolar objetiva entender como ocorre a escolarização, o planejamento produzido pelos profissionais e como é realizado o atendimento (AEE).

Meu tema para esse projeto, a Educação Inclusiva e o Desenvolvimento na Educação Especial Integrada e Inclusão, foram escolhidos baseada em uma experiencia que vivi enquanto fazia o estágio em uma escola, a partir daí percebi que eu sabia muito pouco, está nova maneira de entender a educação especial, a partir das políticas de inclusão e a escola inclusiva.

Conheci a chamada proposta de educação inclusiva através da disciplina de educação especial ministrada obrigatoriamente para alunos do curso de pedagogia, na Universidade Estácio de Sá (UNESA), no qual conheci a refleti sobre a inclusão e os desafios que ela oferece tanto à escola como instituição quanto ao professor como sujeito desta. Mas observando durante a aula e nos intervalos, fiquei fascinada, os alunos da educação especial são alunos incríveis, de tamanha inocência que só querem fazer e está onde todos estão e ter a devida inclusão. O referido projeto visa compreender o que significa integrar, incluir, inclusão e integração fazem parte de um processo, que tem diferenciais.

Daremos ênfase ao conceito de integração, compreender o que significa integrar. A necessidade de integração é fundamental entender exatamente o seu oposto, ou seja, segregar para melhor entendermos o significado de integração, discutiremos o outro lado da moeda, ou seja, a segregação.

A educação é definida pela lei atual de diretrizes e bases da educação nacional (1996), e respalda as políticas contemporâneas com uma modalidade de educação escolar oferecida para portadores de necessidades especiais na rede regular de ensino. Por ser considerada por muito tempo como uma educação paralela à rede regular de ensino a ser identificada apenas como “escola especial”, como espaço segregado, a educação especial passa a derivar em educação inclusiva na sua proposta pedagógica para complementar e suplementar o ensino regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais,

transtornos e com habilidades e superdotado (Política nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, 2008. Pag.9).

“A escola inclusiva parece facilitar o respeito e a tolerância sobre aquilo que está fora sem especificar as condições existências de aquilo que será está dentro” (SKLIAR, 2001, Pag. 20). Cabe ressaltar, a relevância que os temas têm para pensar a construção de uma ação pedagógica mais qualidade, fazendo da instituição escolar um lugar onde as crianças passam a vivenciar suas diversas formas de criação e expressão, pois educar e aprender não cessam, é momentos fascinantes, infinitos e cheio de magia e prazer.

Palavras-chaves

Educação Especial, Desenvolvimento na Educação Especial, Integração, Inclusão.

Justificativa

Para melhor entender a integração, veremos o oposto, a segregação.

Segregação SF (LAT. Segrega time) – 1 ato ou efeito de segregar ou segregar-se; segregação. 2. Sociol. forma de dissociação que se realiza quando unidade similares obedecendo ao mesmo impulso, se concentram, distanciando-se ao mesmo tempo, de outras unidades consideradas diferentes ou divergentes. Essa separação ou distância social e física é oriunda de fatores biológicos e sociais: raça, riqueza, educação, religião, profissão, nacionalidade. 3 GENET. Separação. 4. GEOL pequena porção de magma que se diferenciou do restante no momento do resfriamento, caracterizando-se pelo irregular acúmulo de certos elementos da rocha. S. radical: separação ou isolamento de uma raça ou grupo eutímico por resistência forcada ou voluntaria em determinada área, ou por barreiras de comunicação social, como estabelecimentos de ensino separados ou outras medidas discriminativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com