TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Processos Educacionais

Por:   •  6/7/2022  •  Relatório de pesquisa  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Matrícula: 201801240001

Nome: Stephany Fernandes de Oliveira

Avidus School Sudoeste

Endereço: Quadra SIG 2 Lote 580 – Sudoeste/ DF
Telefone: (61) 3772-6050

Site: www.avidusdf.com.br

Metodologia e fundamentação teórica

A atividade de Estágio consistiu em oferecer um Projeto que atendesse crianças da Educação infantil (Baby ao Third Grade), trabalhando com diversas metodologias ativas dentre elas: Maker-centered Learning, Project-based LearningInquiry-based Learning entre outros.

A grande diferença entre as metodologias ativas e as metodologias tradicionais é o papel que o aluno toma durante seu processo de aprendizagem. Enquanto as metodologias tradicionais baseiam-se em adquirir conhecimento em forma de conteúdo, ou seja, entender primeiro para depois aplicar, as metodologias ativas focam no processo de aprendizagem e estimulam este aprendizado pela experimentação. Em um mundo onde temos acesso à informação na ponta dos dedos a qualquer momento, mais do que decorar conteúdo, é necessário analisá-lo e aplicá-lo. O papel da educação também se transforma para formar crianças que irão construir nosso futuro.

A Avidus School é uma escola brasileira, com currículo baseado na BNCC, que é aprendido em duas linguagens (Inglês e Português), por meio do ensino bilíngue, onde o aluno aprende naturalmente a se comunicar em inglês na fase do desenvolvimento mais propício.

A resultado de tal ação mostra que, no aprendizado de uma nova língua, uma forma das crianças já crescerem conectadas ao mundo, com horizontes e possibilidades expandidas enquanto cidadãos globais. Cidadãos globais são indivíduos que sentem que pertencem a uma comunidade mais ampla, além de fronteiras nacionais. A educação bilíngue é um dos meios para se conectar com pessoas das mais diversas culturas e etnias.

Observação prática:

Nesse estágio tive o prazer de participar de todo o processo educacional, desde a coordenação pedagógica até o processo de matrícula dos alunos.

O processo inicia-se com uma visitação, onde será apresentado a extensão e cada módulo da escola, que conta com salas de aula, quadra poliesportiva, secretaria, MakerSpace, cozinha, diretoria, enfermaria, playground, salas para atividades extras e entre outros.  Após a visita, é apresentado o contrato e valores da instituição. Dado o aceite o aluno é inserido em uma base de dados com suas principais informações (tipo sanguíneo, alergias, contatos de emergência, laudos e entre outros) que são interligadas entre o grupo.

Antes do aluno ingressar na rotina escolar, é feita uma reunião com o professor e orientador, dinamizando a interação entre escola e família e visando atender as expectativas e necessidades da família, para com o bem estar do aluno. Conta-se também com a coordenação pedagógica e direção que estão sempre acompanhando relatórios, avisos de forma online, através do aplicativo da Instituição.

Análise dos materiais de suporte:

A estrutura é muito moderna e o design inovador, visando uma primeira impressão única ao entrar. A Instituição é muito interligada com a tecnologia e preocupada com o meio ambiente. O uso de material a base de petróleo é minimamente usado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com