TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Dissertações: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 8

1- Conceitue a Administração em função da ênfase em cada uma das variáveis, a saber: tarefas, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente.

Tarefas: Procurava padronizar a execução da tarefa, tornando o trabalho mais eficiente e permitindo a especialização do trabalhador. É a fase em que administrar significa máxima eficiência possível. Também podemos dizer que é a abordagem típica da escola da administração científica. A administração cientifica representa uma primeira aproximação teórica aos estudos da administração empresarial e localizou-se inicialmente no nível do trabalho individual de cada trabalhador. Simplificação e padronização tornaram o trabalho mais eficiente. Daí a fragmentação das tarefas para permitir a especialização do trabalhador.

Estrutura: A teoria estruturalista foi desenvolvida por causa dos estudos realizados sobre as limitações e rigidez encontrada no modelo burocrático. É a fase na qual administrar significa basicamente planejar e organizar a estrutura de órgãos e cargos que compõem a empresa, dirigir e controlar as suas atividades. A empresa deve ser mais eficiente do que os seus trabalhadores.

Pessoas: é a fase em que administrar é, sobretudo, lidar com pessoas. Também procura enfatizar as pessoas dentro das empresas, deixando em segundo plano a estrutura e as tarefas. Esta abordagem da TGA (Teoria Geral da Administração) foi uma reação à abordagem mecanicista e rígida da teoria clássica e da teoria da burocracia. Pode ser desdobrada em duas escolas ou teorias: Escola das Relações Humanas e Teoria Comportamental.

Tecnologia: é a fase em que administrar significa lidar com a tecnologia, para extrair dela a máxima eficiência possível.

Ambiente: surgiu com o aparecimento da Teoria da Contingência, segundo a qual não existe uma única melhor maneira de organizar as empresas, pelo contrário, as características estruturais da empresa dependem das características ambientais que a circundam, assim a ênfase no ambiente procura lidar com as demandas do ambiente e obter o máximo de eficácia da empresa.

2-Conceitue Administração em função das cinco variáveis anteriores, tomadas em conjunto.

Podemos dizer que para se ter um bom entendimento de Administração, os itens citados na questão anterior são de suma importância e precisam andar sempre juntos na composição da Administração. É necessário acima de tudo, um bom planejamento pessoal e empresarial, para tomada de decisões cabíveis a qualquer espaço operacional. É necessário também organizar, planejar, lidar com pessoas e ter conhecimentos nas tecnologias disponíveis para o melhor aproveitamento do tempo de trabalho.

3- Explique as características da Administração Científica de Taylor.

Provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial da época. Sua preocupação inicial foi tentar eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial. Taylor conseguiu que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Tirou do operário o direito de escolher o seu jeito pessoal de executar as tarefas para impor-lhe um método planejado e estudado por um profissional especializado. Também subdividia as atividades mais complexas em atividades mais simples. O tempo padrão passou a ser uma das formas de controle do desempenho do operário.

4- Explique as características da Teoria Clássica de Fayol.

Fayol defendia a visão anatômica da empresa em termos de organização formal. Para Fayol, toda empresa desempenha seis funções básicas: funções técnicas, funções comerciais, funções financeiras, funções contábeis, funções administrativas e funções de segurança. Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disso, é visto como obcecado pelo comando.

5- Explique as características do modelo burocrático de Weber.

Para Weber, o termo burocracia não tem o significado pejorativo de uso popular, mas um significado técnico que identifica certas características da organização formal voltadas exclusivamente para a racionalidade e a eficiência. O tipo ideal de burocracia de acordo com Weber apresenta sete dimensões principais:

Formalização: todas as atividades de organização são escritas (rotinas e procedimentos) e a organização opera de acordo com as regras ou leis que são aplicáveis a todos os casos individuais.

Divisão de trabalho: cada participante tem cargo ou posição definido em uma esfera específica de competência, com deveres oficiais, atribuições estritamente especificadas e delimitadas.

Princípios da hierarquia: a burocracia se assenta em uma hierarquia bem definida de autoridade. Cada funcionário é submetido a ordens, sobre controle e supervisão da mais alta, com um único chefe. Daí a forma de estrutura piramidal da burocracia.

Impessoalidade: o funcionário ideal é impessoal no relacionamento com os outros ocupantes de cargos. A burocracia enfatiza os cargos e não as pessoas, pois, ao passo que as pessoas entram e saem da organização, os cargos permanecem.

Competência técnica: quando se usa os testes e concursos são para selecionar e escolher os participantes que tem a competência técnica e qualificação profissional para tais cargos ou até promoções.

Separação entre propriedade e administração: a parte de execução de tarefas a organização que faz. A administração esta separada da propriedade dos meios de produção, uma vez que o dirigente ou o burocrata não é necessariamente o dono da organização ou dos seus meios de produção, só é profissional especializado na gestão. Daí o gradativo afastamento do capitalista da gestão do próprio negocio e a pulverização do capital por meio das sociedades anônimas.

Profissionalização do funcionário: os funcionários da burocracia são profissionais, pois são especialistas em face da divisão do trabalho; são assalariados de acordo com suas funções ou posição hierárquica; seus cargos constituem sua principal atividade dentro da organização; são nomeados pelo superior imediato; seus mandatos são por tempo indeterminado; seguem uma carreira dentro da organização e não possuem a propriedade dos meios de produção da organização. A burocracia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com