TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Virtudes e Valores na escola

Por:   •  19/8/2018  •  Artigo  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  4.028 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO VIRTUDES E

VALORES NA ESCOLA

[pic 1]

PROFESSORA: KARINA CAMPOS FERREIRA

4º ANO A

ESCOLA MUNICIPAL MARIA AUXILAIDORA TÔRRES

Diante das dificuldades apresentadas pelos os alunos com relação às regras básicas de convivência na sala de aula e nos demais espaços escolares, a Escola Municipal Maria Auxiliadora Tôrres, juntamente com a sua equipe pedagógica e toda a equipe escolar, buscou elaborar um projeto que desenvolvesse ações que possam resgatar os valores e as virtudes que são essenciais para a formação humana.

Cada professor desenvolverá o seu projeto de acordo com as situações recorrentes em sala de aula.

Na turma do 4º ano já são realizadas atividades que levam os alunos a refletirem sobre a vivência do conjunto de valores e virtudes essenciais ao seu processo de formação acadêmico e construção de um cidadão solidário, respeitoso, responsável e participativo na sociedade na qual está inserido.

Tais atividades são realizadas através de reflexões, estudo de textos, dinâmicas variadas nas aulas de ensino religioso baseadas nos principais valores e virtudes. E sempre que se torna necessário é preciso fazer alguma intervenção diante de algum conflito entre alunos.

Através deste trabalho e da prática de uma pedagogia escolar transformadora, os alunos terão a oportunidade de apropriarem-se de saberes culturais para a sua formação e o desenvolvimento social.

Objetivo Geral:

O projeto tem como objetivo mobilizar toda a comunidade escolar e estabelecer uma parceria com as famílias, para que possamos ter em nossa escola um ambiente mais harmonioso, respeitoso e que os alunos sejam mais solidários uns com os outros.

Objetivos Específicos:

  • Resgatar os valores e virtudes de cada aluno, através de dinâmicas com debates, estudos de textos, confecção de trabalhos;
  • Estimular a socialização entre os alunos favorecendo a ampliação da criatividade e da cooperação mútua;
  • Propor uma parceria entre família e a escola;
  • Confeccionar trabalhos em sala de aula sobre os valores e as virtudes;
  • Propor atividades de reflexão sobre os valores e as virtudes para serem realizadas com os pais e os alunos em casa.

Metodologia:

Realizaremos atividades semanalmente ou de acordo com a necessidade escolar. Será realizada várias atividades lúdicas, brincadeiras, contação de histórias com os temas específicos sobre   as virtudes, e dinâmicas apropriadas para estimular o aprendizado dos alunos.

Desenvolvimento:

As atividades poderão ser realizadas em grupos, individualmente e outras com a participação dos pais, que posteriormente serão registradas pelos alunos.

Avaliação:

O desempenho do aluno será acompanhado no decorrer das atividades. A avaliação se dará através da observação constante da professora e pelo registro dos processos de aprendizagem dos alunos.

No final do projeto será exposto um mural com as atividades propostas no decorrer das aulas.

A avaliação será contínua e progressiva, por meio de diversos instrumentos e da vivência de cada um com os conteúdos abordados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (272.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com