TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de música na escola

Por:   •  12/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 6

 PROJETO MÚSICA NA ESCOLA: Arte que atravessa gerações

Edy Carlos de Freitas

Belo Horizonte, MG

2017


1. JUSTIFICATIVA

A cultura de um povo é sua identidade, e a música diz muito sobre quem somos, sendo, em sua definição, a representação da alma mediante o som. Nada mais importante do que trabalhar tudo isso durante a infância e adolescência, momentos de grandes transformações físicas e psicológicas nos indivíduos. Vale ressaltar que, na atualidade, esse é um público, em algumas regiões, afetados pelos primeiros contatos aos vícios, o que por intermédio da música, em todos os seus sentidos, pode ser minimizado.

2. OBJETIVO GERAL

O objetivo deste projeto é socializar, através da música, os indivíduos. A promoção do espírito de coletividade e da importância das inter-relações dos indivíduos pode ser alcançada através da música, bem como despertar a criatividade, o pensamento crítico, trabalhar as atividades psicomotoras, enfim, desenvolver um indivíduo que valorize a cultura e transforme seu futuro.

2.1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Criação de um Coral de vozes;

 Criação de um Coral de flautas doce;

 Integração e desenvolvimento de componentes que possuam outros instrumentos, como: violão, percussão, instrumentos de sopro;

 Criação de festivais e apresentação em festividades da instituição;

 Estímulo à criatividade, desenvoltura artística, e em trabalhos artesanais;

 Estímulo à difusão do conhecimento da cultura local;

 Incentivo à preservação da cultura local;

 Conhecer os diversos estilos musicais, um pouco mais sobre a história desta arte;

3. APRESENTAÇÃO


O projeto “MÚSICA NA ESCOLA: arte que atravessa gerações” vem de encontro à necessidade do ensino de música nas escolas como forma de estímulo à socialização dos indivíduos e ao aprendizado da cultura.

A música está presente em várias situações cotidianas, seja em rádios locais, internet, televisão, manifestações religiosas, enfim em diversos momentos de nossas vidas, sendo cada um expressado de uma forma diferente, momentos de grande alegria celebrados com sons condizentes, bem como em momentos de tristeza. Um ritmo, um volume, um instrumento, um artista, toda uma produção.

Segundo Bréscia apud Chiarelli e Barreto (2003), os benefícios da musicalização vão além do simples prazer de escutar uma canção, podendo interferir beneficamente na saúde física, emocional, cognitiva e à socialização, afetividade, sensibilidade, criatividade, senso rítmico, autodisciplina, respeito ao próximo, e contribui também para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

Interpretada como a expressão da alma através do som, a música pode transformar vidas, influenciar o bem-estar, auxiliando no relaxamento, melhorar a concentração, trabalhar a coordenação motora. Ainda tem o poder de reforçar os laços entre os indivíduos, a partir da necessidade do encaixe e ajuste dos sons, expressos pelos envolvidos, desenvolvendo a importância do outro na sociedade.

Por isso, este projeto visa trabalhar um pouco dos estilos musicais ao longo da história, e como a cultura musical está presente em nosso dia-a-dia, bem como a cultura local e municipal das Bandas de Música. Com aulas expositivas em sala ou espaço cedido pela instituição, com auxílio de recursos audiovisuais eletrônicos e instrumentos pretende-se a criação de um coral vocal e um coral de flautas doces com participações extras de demais instrumentos, caso haja instrumentistas no grupo. Em relação à produção artesanal visa-se o aproveitamento de materiais recicláveis, para as produções artísticas propostas, bem como, contato e difusão do conhecimento do artesanato local de Cachoeira do Brumado. Nesse sentido, pretende-se visitas aos locais de produção da “panela de pedra”, dos tapetes de “sisal e piteira” e da “arte em madeira”, produtos das mãos dos artistas cachoeirenses, propondo-se incentivo à manutenção desta arte na localidade.

Com isso, almeja-se preparar apresentações para datas comemorativas, e/ou festivais na instituição, como também, os recursos ficarão disponíveis para preparação de futuros instrumentistas e vocais a ser instituído.

4. METODOLOGIA


Para a efetividade do projeto serão ministradas aulas expositivas com utilização nas primeiras aulas de um espaço físico, sala de aula, com recursos audiovisuais, internet, materiais para impressão, materiais recicláveis, para de início trabalharmos os estilos musicais com demonstração histórica de forma a inteirar o aluno da importância cultural desta arte através dos tempos. Todo esse conteúdo será trabalhado com vídeos, textos, por intermédio de pesquisas na internet, e visita à sede da Sociedade Musical local, visitas aos locais de produção do artesanato local.

Durante este processo haverá a formação dos corais, caso haja disponibilidade de recursos para a compra do instrumento (flauta doce) contemplado no projeto. Esta parte, desenvolvida por meio de ensaios durante as aulas, com utilização de canções do folclore nacional, internacional, de musicais, músicas populares, entre outras. Algumas apresentações poderão acontecer de maneira isolada, ou seja, cada conjunto a seu tempo, porém, na maioria das vezes, de forma conjunta: instrumentos e vozes.

4.1 Coral de Vozes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (181 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com