TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais Os Méritos E Os Limites Da Lógica Aristotélica

Por:   •  6/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

Quais os méritos e os limites da lógica aristotélica

A lógica de Aristóteles é conhecida como lógica silogística. Como o próprio nome diz, é a lógica que trata dos silogismos. Gensler a define como uma lógica que “estuda argumentos cuja validade depende de ‘todo’, ‘nenhum’, ‘algum’ e noções similares”. Outra maneira de dizer isso, é afirmar que a lógica aristotélica estuda argumentos compostos por proposições categóricas. Esse escopo bem delimitado no estudo da lógica é o que mais fundamentalmente distingue a lógica aristotélica dos demais tipos de lógica. Essa lógica é alicerçado no silogismo, um sistema argumentativo baseado em proposições que levam a uma conclusão. Nesse caso, a lógica aristotélica não se preocupa em validar as proposições ou a conclusão, mas observar como as premissas foram concluídas. Para Aristóteles, a lógica não é ciência e sim um instrumento e o objeto da lógica é o silogismo. Silogismo nada mais é do que um argumento constituído de proposições das quais se infere extrai uma conclusão. Assim, não se trata de conferir valor de verdade ou falsidade às proposições nem à conclusão, mas apenas de observar a forma como foi constituído. É um raciocínio mediado que fornece o conhecimento de uma coisa a partir de outras coisas buscando, pois, sua causa.

Vale ressaltar que na lógica aristotélica houve os seus méritos e residem em sua capacidade de estabelecer princípios e regras claras para o raciocínio válido. Ela se baseia em duas leis fundamentais: o princípio de identidade, que afirma que algo é igual a si mesmo (A é A); e o princípio do terceiro excluído, que estabelece que uma proposição é verdadeira ou falsa, sem possibilidade de terceira opção (ou A é verdadeiro, ou A é falso).

No entanto, a lógica aristotélica também apresenta limitações. Ela é restrita ao domínio da dedução válida e não aborda diretamente outros aspectos da argumentação, como a indução, a incerteza e a probabilidade. A lógica aristotélica é incapaz de lidar com ambiguidades, contradições ou raciocínios baseados em informações incompletas ou contraditórias.

Em suma, a lógica aristotélica oferece uma estrutura formal clara e uma base sólida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com