TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quase Deuses

Por:   •  11/5/2015  •  Resenha  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE, UNESC.

CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

MAYCON ANTONIO DANIEL

RESENHA DO FILME “QUASE DEUSES”

Resenha Acadêmica realizada para cumprimento parcial da disciplina de Metodologia Científica e da Pesquisa, no Curso de Ciências da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, solicitada pela Profª Guiomar da Rosa Bortot.

CRICIÚMA

2015


RESENHA ACADÊMICA

QUASE deuses. Direção: Joseph Sargent. Roteiro: Peter Silverman e Robert Caswell. Produção: Mike Drake e Julian Krainin. Interpretes: Alan Rickman; Mos Def; Mary Stuart; Kyra Sedgwick e outros. Hollywood, EUA: HBO, 2004. 1 DVD (110 min.), son., color.

O filme relata de forma clara as dificuldades que todo profissional da área da saúde enfrenta para obter sucesso e ser reconhecido pelo que faz. Apesar das condições dos tempos passados serem totalmente diferentes dos atuais, a dedicação e coragem são a mesmas o filme transmite mensagens positivas e negativas. Das quais podemos algumas vezes ate presenciar no nosso dia-dia.

No que diz respeito a mensagens de aspecto negativa do filme, mostra o racismo por ele ser um negro e não ter os privilégios que um pessoa branca tinha, pois naquele tempo havia muito esse preconceito até mesmo em seus cargos de trabalho em que o branco tinha posições elevadas nos empregos ganhando muito mais,  devido os negros  serem discriminados pela sociedade e tendo que trabalhar como por exemplo faxineiros e ganhando muito pouco.

O egoísmo está presente no filme quando o médico Alfred Blalock que contratou o negro Vivien Thomas e descobriu que ele tinha muito talento na área de medicina sem ao menos ter cursado uma faculdade.         VivienThomas ajudou o médico em seus estudos para conseguir fazer operações cardíacas que até então naqueles tempos não era possível, e ninguém até aqueles dia tinha coragem e força de vontade para estuar e aplicar em pacientes. Então Vivien e Alfred começaram um longo estudo onde depois de uma cirurgia em que Vivien fez em um cachorro obtendo sucesso. Logo depois quiseram eles aplicar isso em pessoas que tinha problemas com circulação de sangue, onde Alfred efetuou sua cirurgia em um bebe que tinha sérios problemas sendo até chamado de “bebe blue”, por ter sua cor azulada. A cirurgias era arriscada mais os pais do bebe resolveram confiar no medico e com auxilio de Vivien o doutor consegue a tão milagrosa cirurgia. É naquele momento em que o egoísmo de médico passa a tomar conta e ao expor seu trabalho acaba não dando os devidos créditos a Vivien que teve por muitas vezes sua maior fonte de conhecimento.

Poderíamos citar um mensagem positiva que foi  o objetivo que faxineiro tinha que era ser medico, sua força de vontade de continuar com seu sonhe mesmo depois de ter perdidos toda sua economia quando o banco faliu. Seu empenho para aprender, a calma e a força de vontade nas dificuldades, com sua família. O entusiasmo ao receber o convite do medico, para trabalhar na área da medicina. A humildade de conquistar todos os seus objetivos sem precisar aproveitar-se de ninguém, e mostrar a todos que ele era capaz. Por fim a perseverança que ele teve até conseguir o que ele mais desejava, ser um médico e ser reconhecido por todos pelo que fez na área da medicina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com