TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDAÇÃO: A DESVALORIZAÇÃO DO IDOSO

Por:   •  3/9/2020  •  Dissertação  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  1.221 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

COLÉGIO MUTUM

[pic 2]

SÉRIE:

DISCIPLINA: REDAÇÃO
TEMA:
IDOSOS

DATA: 09/07/2020

GRAU:

PROFESSOR: Manuel Alcântara

2° BIMESTRE

NOTA:

ALUNO (A): JÚLIA BAIA

VALOR DA REDAÇÃO

1000

PONTOS

Instruções:

 Leia atentamente sua redação antes de entregá-la ao professor.

MUTUM – MG

        Em tempos modernos, a frase de Thomas Hobbes “O homem é o lobo do homem” ilustra bem o atual cenário dos idosos na sociedade, que são abandonados e descuidados. O caso do ator Flávio Migliaccio que cometeu suicídio, representa o descaso da sociedade com a terceira idade, o mesmo deixou uma carta à família em que diz que a humanidade “Me desculpem, mas não deu mais. A velhice neste país é (…) como tudo aqui. A humanidade não deu certo”. Por casos como este, que campanhas como “Junho Violeta”, devem ser realizadas o ano todo, para que o abandono e descuido com os idosos sejam combatidos com o apoio de ONG’s e de toda a sociedade.

        Acresce que, a cultura do Brasil não tem como princípio a valorização do idoso, como em países como o Japão, que a maioria de sua população é idosa. A Modernidade Líquida, desenvolvida pelo filósofo Zygmunt Bauman, também é fator que atormenta a terceira idade, quando sua tese diz que “Nada é feito para durar, ser ‘solido’”, o mesmo acontece com relações. Quando algo fica “velho” o descartamos, como o próprio Bauman disse “No líquido cenário da vida moderna, os relacionamentos talvez sejam os representantes mais comuns, agudos, perturbadores e profundamente sentidos da ambivalência”.

        Além disso, a crise existencial também afeta a terceira idade, causando grades dúvidas e desespero. Muitos idosos, por passarem por essa fase são deixados em asilos, onde muitas das vezes são abandonados e esquecidos pela família, por esse motivo podem desenvolver sérios problemas psicológicos e transtornos mentais. Segundo dados de 2017, publicados pelo Ministério da Saúde o suicídio entre idosos com mais de 70 anos é muito alto, foram registradas média de 8,9 mortes por 100 mil nos últimos seis anos. Certas vezes, o que leva terceira idade a cometer tal ato são os pensamentos de inutilidade que normalmente os atormentam.

        Destarte, para que o pior não aconteça com a melhor idade campanhas como “Junho Violeta” devem ser realizadas o ano todo e com a ajuda de ONG’s e toda a sociedade combater o descuido e abandono de idosos. Por isso é tão importante fazer com que os idosos se sintam úteis na sociedade, com isso, desenvolver atividades com eles para ensinarem o que sabem para as novas gerações, como aulas de música, esportes, pintura dentre outros, o objetivo é fazer com que se sintam importantes. Outro método é desenvolver palestras, workshops e reuniões com a nova geração para que saibam valorizar os mais velhos, e com a terceira idade para que não se abalem. Ministrada por sociólogos, psicólogos, psicoterapeutas, terapeutas, médicos e agentes da saúde em comunidades, escolas, empresas e universidade para que todos entendam a importância do assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com