TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS

Por:   •  19/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.316 Palavras (14 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Salgado de Oliveira

Departamento de Educação à Distância

Curso de Pedagogia

AUGUSTO SCHWAGER DE CARVALHO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS

NITERÓI – RJ

2016

[pic 1]

AUGUSTO SCHWAGER DE CARVALHO

Relatório de Estágio Supervisionado em Anos Iniciais

Relatório de Estágio apresentado ao Componente de Estágio Curricular Supervisionado em Anos Iniciais do Curso de Pedagogia da Universidade Salgado de Oliveira como parte dos requisitos necessários para a aprovação no referido Curso.

NITERÓI – RJ

2016

[pic 2]

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deylla Wiviane A. B. Caetano e a Clementina Olivia Cunha Moreira Hora, pela ajuda na elaboração deste Relatório e pelo acompanhamento dado ao longo de todo o estágio realizado no segundo semestre de 2016.

Agradeço a todos os professores e coordenadores pela participação na minha formação educacional.

E agradeço principalmente a Jullyane Castellucci. As suas aulas, dicas e nossas conversas ajudaram muito na minha formação profissional

.

[pic 3]

“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”

 

Paulo Freire

[pic 4]

SUMÁRIO

Introdução e Justificativa ............................................................................................ 6

Objetivos Gerais / Objetivos Específicos / Habilidades e Competências ................... 8

Etapa de Observação: Campo de Estágio ............................................................... 10

Projeto Pedagógico – Aulas Observadas ................................................................. 12

Atividade de Coparticipação ..................................................................................... 15

Atividades de Regência / Plano de Aula .................................................................. 16

Considerações Finais ............................................................................................... 18

Referências Bibliográficas ........................................................................................ 20

INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

O objetivo da oferta de ensino, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 9394/96, é o oferecimento de formação básica para a cidadania, tendo como base os princípios de uma sociedade inclusiva.

A escola deve propiciar condições de aprendizagem que levem ao domínio da escrita, da leitura, do cálculo, da compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores da sociedade, bem como o desenvolvimento da aprendizagem e da solidariedade humana.

Ao compreender a Educação neste sentido mais amplo, temos a necessidade de conhecer a realidade de cada modalidade, percebendo sua importância, assim como suas particularidades. É neste ponto que vemos a extrema necessidade do estágio na formação acadêmica e profissional do Pedagogo, pois é este que nos apresenta e permite vivenciar e experimentar o real ambiente escolar.

A proposta curricular para o ensino fundamental objetiva assegurar aos alunos o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, o que faz necessário definir os objetivos de ensino, a organização do trabalho pedagógico, o tipo de abordagem que se quer dar ao conhecimento e, por fim, considerar a realidade sociocultural e o contexto da escola.

Quando se fala nesta modalidade voltada aos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), o que termos é a falta de políticas públicas definidas a atender este público e suas especificidades. O município de Duque de Caxias tem sua Diretriz Curricular específica para a EJA, mas percebe-se que é necessário mais.

Este estágio me possibilitou conhecer o ambiente escolar de ensino fundamental/EJA e perceber como ele necessita de novos olhares e novas propostas.

Para sustentar minhas observações e elaborar este relatório, durante o estágio, recebi e pesquisei diversos textos, além de registrar constantemente as situações vivenciadas e conversar com a professora regente e demais funcionários. É válido ressaltar que minha visão é específica da Unidade Escolar onde estagiei, uma vez que a Rede Municipal de Duque de Caxias possui um trabalho com diversas realidades sociais, culturais e econômicas, fazendo de cada escola, de cada trabalho pedagógico, único.

 

OBJETIVOS GERAIS / OBJETIVOS ESPECÍFICOS

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

Objetivos Gerais 

  • Oferecer condições de compreensão a complexidade das práticas institucionais e das ações desenvolvidas na escola pelos professores como mais uma possibilidade de ampliação do repertório de conhecimentos para a inserção profissional.
  • Contribuir na formação do docente para atuar no Ensino Fundamental, ao vivenciar a dinâmica do processo pedagógico, numa perspectiva teórica e prática.

 

Objetivos Específicos     

  • Conhecer a dinâmica do processo pedagógico da Unidade Escolar, os espaços educativos, as rotinas, visando à realização da prática pedagógica.
  • Observar as aulas ministradas pelo professor supervisor de campo assim como também o seu relacionamento com os alunos durante o processo de ensino aprendizagem
  • Colaborar com o professor supervisor na preparação e aplicação de atividades durante o período de estágio
  • Participar de reuniões de pais, planejamentos e formações que ocorrerem durante o estágio.
  • Preparar e ministrar atividades na turma onde será realizado o estágio, sob a orientação do professor supervisor.
  • Elaborar os relatórios que devem ser entregues para a Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO de acordo com as orientações recebidas

 

Habilidades e Competências

Ao longo do estágio serão trabalhadas e desenvolvidas habilidades e competências como:

  • Experimentar a realidade de um possível campo de trabalho, ao se vivenciar, ainda que em parte, o processo educativo quanto aos aspectos: planejamento, execução e avaliação.
  • Desenvolver a capacidade de tomar decisões frente a situações concretas da prática educativa.
  • Vivenciar as condições de trabalho permeadas pelas competências profissionais dos docentes
  • Elaborar, desenvolver e avaliar um planejamento, a partir do diagnóstico da realidade da Unidade Escolar, construindo formas de atuação, com vistas à melhoria da educação.
  • Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas à profissão docente, considerando o contato direto com o campo de estágio e a formação teórica proporcionada pelo curso.

CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Municipal Maria Clara Machado, tem uma longa história. Anteriormente, esta unidade funcionava em outro prédio, no mesmo bairro, porém foi constatado que o local não oferecia segurança aos alunos e funcionários. Assim, em 2005 com a necessidade de atender a comunidade e sem outro prédio para isso, a Prefeitura de Duque de Caxias alugou um espaço no bairro, o prédio de uma escola da rede privada - Educandário Maria Tenório. As duas escolas ficaram coexistindo no mesmo espaço: O Educandário Maria Tenório funcionava no turno da manhã e a Escola Municipal Maria Clara Machado no turno da tarde, contemplando apenas dez turmas do primeiro  segmento do ensino fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (215.9 Kb)   docx (67 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com