TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio supervisionado anos iniciais do ensino fundamental

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.939 Palavras (20 Páginas)  •  4.028 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência

nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

CARLOS FERREIRA DOS SANTOS

Itaboraí – 2014  

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência

nos Anos Iniciais  do Ensino Fundamental

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sob a orientação da Prof.ª

                       

 Curso: Pedagogia

Itaboraí – 2014  

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus em primeiro lugar, todos os professores da escola municipal professora Marly Cid Almeida de Abreu que ajudaram e orientaram, com muito carinho e paciência.
Em especial às diretoras Célia e marinice chaves c. de Mattos que abriram as portas de sua escola. E a professora Célia Regina que me acompanhou e supervisionou a maior parte do tempo me dando espaço durante as aulas.

Agradeço á estas pessoas que contribuíram na elaboração deste relatório e na minha experiência como educador.



SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................05

2.CARACTERIZAÇÕES DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA..............................................................................................06
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
2.2 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA OBSERVADA

3 DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS
E REALIZADAS.........................................................................................09
3.1 DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS
3.2 DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................

REFERÊNCIAS

ANEXOS



1. INTRODUÇÃO


Este relatório tem a finalidade de apresentar o Estágio Supervisionado em Docência

 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental realizado na escola municipal professora Marly Cid Almeida de Abreu localizada na Avenida Hedevilson Barreto Cardoso, s/n bairro nancilândia na cidade de Itaboraí.

É uma escola grande, com muitos alunos e voltada para crianças da região, atualmente de classe social menos favorecida.

Neste Relatório busquei compreender a escola e analisar o comportamento dos alunos, a conduta do educador e o próprio espaço onde ocorre à mediação do sujeito com o conhecimento.

O presente estágio visa cumprir uma carga horária pré-estabelecida, onde são utilizadas na escola–campo informações, observações, construção de conhecimentos junto aos colegas profissionais da educação.

No item 2 do relatório serão  apresentadas a Caracterização da Escola e a Caracterização da Turma Observada.

No item 3, será abordado o Desenvolvimento e Análise das Atividades Observadas,  bem  como a apresentação  do Plano e relato  do desenvolvimento  desta  atividade,  realizada como  prática  de  estagio na classe  dos  Anos  Iniciais  do  Ensino  Fundamental. Minhas expectativas são de aprender a lidar com os atores da comunidade escolar observando, dialogando e analisando o cotidiano neste ambiente desafiador que é a educação, superando os obstáculos. Transformando a teoria em prática neste cotidiano e irá enriquecer minhas práticas pedagógicas. 

2- CARACTERIZAÇÕES DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA


A carga horária do Estágio Supervisionado em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental foi cumprida na
 escola municipal professora Marly Cid Almeida de Abreu, oferece do Pré I até o 9º ano do ensino básico, contando também com ensino de educação especial, EJA. Tive a ajuda da professora Célia Regina e da diretora-professora Célia na realização deste estágio. Fui encaminhado para turma 202 do 2º ano com a professora Célia Regina no turno da tarde com o objetivo de cumprir o total de 4 horas e 10 minutos diárias do estágio.

A convivência na turma 202 me possibilitou experiências ricas, no sentido de entender cotidiano na sala de aula de como se dá estas interações, aluno professor e de como os alunos se relacionam.

2.1 - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

  Foi instituída e nomeada pelo Decreto n 11 do prefeito municipal Cosme Salles ,em 4 de fevereiro de 2004,tendo como diretora geral a professora Claudia beatriz Fonseca de Marins Ferreira. Antes de se tornar uma instituição e receber nomeação, sua localização foi modificada várias vezes no mesmo bairro antes do atual endereço, Após algumas reivindicações da comunidade local, foram construídas novas instalações na Rua Hedevilson Barreto Cardoso, s/n nancilândia na cidade de Itaboraí. Em relação aos arredores da escola pode-se afirmar que há uma heterogeneidade quanto ao nível socioeconômico, há moradores de diferentes classes sociais. A escola não oferece serviços à comunidade local, mas interage através de atividades-projetos-eventos, como dia das mães, desfile do aniversário do município e outros eventos. A Escola hoje dispõe de 12 salas de aulas, 1 sala de aula adaptada, 1 sala de secretaria, 1 sala de recursos, 1 auditório, 1 biblioteca, 1 laboratório de informática, 1 cantina, 1 sala de professores, 1 sala de coordenação, 1 sala de orientação educacional, 1 refeitório , 1 sala para rádio escola, 2 salas de educação integral, 1 cozinha 1 dispensa, 8 banheiros e bebedouros espalhados nas áreas comuns, 1 almoxarifado, 1 camarim, 1 pátio interno coberto , 1 pátio externo  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (178.4 Kb)   docx (309.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com