TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMEMTAL

Por:   •  23/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.667 Palavras (11 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

DENISA FERNANDES GOMES SILVA.  RA: 1062069

                     RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

                     NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMEMTAL

                                               GUANHÃES – MG

                                                          2013

SUMÁRIO

1 introdução............................................................................................02

1.1 CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA.......................................................................

1.2 PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS POR PROFESSORES E DEMAIS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA.....................................................................................

1.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DO PROJETO POLITICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA.........................................................................................................................

2 PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO ESCOLAR.............................05

3.CONCLUSÃO......................................................................................................... 07

4-AGRADECIMENTOS...........................................................................................

5-REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................

6-ANEXOS.................................................................................................................09

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo relatar os acontecimentos do estágio em cumprimento de 150 horas de Estágio Curricular nos anos iniciais do ensino fundamental, realizado na Escola Municipal de Cônego Jose Ignácio no primeiro bimestre de 2013.

O estágio supervisionado III teve o objetivo de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa fortalecendo a relação teórica e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento profissional implica, em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica, quer na vida profissional e pessoal.
Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento conhecimento e de integração do aluno. O referido estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula, conviva com os alunos e professores e habitue-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, mas também repleto de alegria, realizações e sobretudo, cheio de crianças e jovens transbordantes de vida e vontade de aprender.

CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA

A “Escola Municipal Cônego Jose Ignácio”, está localizada na zona rural do município de serra Azul de Minas a 12 km da cidade, No que tange a estrutura física da escola, as salas de aula são bem arejadas, 3   (três)salas, sendo duas  grandes e uma  de tamanho inferior, própria para à educação infantil, mas infelizmente não possui  mobiliário  adequados para tal faixa etária, não possui um refeitório e os banheiro não são próprios para os pequenos.não tem sala de professores e coordenadores, a cozinha, a sala para TV e vídeo,é improvisada na sala de aula mesmo  os banheiros para funcionários e professores são em comum com a Escola de Ensino Fundamental.
A instituição funciona apenas em um  turno entrando às 07:00 0h, com intervalo às 9:00h até 9:20h, e saída às 11:00h,. Os alunos são da zona rural tendo um total de 46 (quarenta e seis) alunos. A maioria dos alunos é humilde e muitos dependem do material didático e da merenda escolar.                                                                            
Seu corpo docente é formado por: 3(três ) professores, 01 ( duas  ) coordenadora pedagógica, que atuam em todas as escolas municipais 02 (um ) secretário, Mantém também 02 (duas) cozinheiras.

Os alunos estão divididos em uma turminha do prézinho, 1º,2º.3 º,4º e 5º ano

PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS POR PROFESSORES E DEMAIS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA

Cada vez mais se torna difícil lidar com uma pequena parcela de alunos que por várias vezes em constantes momentos desrespeitam os professores e demais funcionários. São esses mesmos alunos que oferecem um nível de rendimento escolar muito baixo, e que não tem nenhuma ou quase nenhuma intervenção e interação dos pais com a escola. Cabe ao corpo docente desempenhar com lealdade e dedicação a sua missão de educador, pois, culpar o aluno é fácil, difícil é dividir as responsabilidades. Responsabilidades estas que não cabem somente aos pais e professores, mas também a todos aqueles envolvidos com a educação, aos governos e a toda comunidade. Em conversa com a direção concluímos que um dos principais problemas enfrentados é a falta de interesse dos pais na vida escolar dos filhos e dificuldade de aprendizagem de alguns alunos por virem de famílias totalmente desestruturadas. Sem uma ampla reformulação dos conteúdos, a consciência dos professores e da família, será difícil conseguirmos uma escola que responda às necessidades da comunidade em esse mundo constante de renovações. Não basta que os pais entreguem seus filhos às escolas, é preciso que eles andem juntos com a educação dos mesmos. Essa educação precisa entrar no rol das prioridades da sociedade, valorizando e investindo no processo educacional. Cabe aos docentes respeitar as diferenças, conhecer a realidade de cada família e formar cidadãos críticos e participativos. A lei de diretrizes e Base da Educação Nacional lei n°9344/1996, é a lei maior do país sobre a educação, estando subordinada a constituição federal, já em seu artigo.

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DO PROJETO POLITICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA

A escola municipal Conego Jose Ignacio não possui um Projeto Político-Pedagógico definido, mas no inicio do ano letivo é feita uma reunião com o pedagogo responsável  pela escola, professores e demais funcionários para elaboração de um planejamento que será trabalhado no decorrer do ano. Caso juguem necessárias, outras reuniões serão realizadas posteriormente para que haja uma definição desse planejamento

Nesse plano de ação busca-se o sucesso no ensino/aprendizagem dos alunos, respeitando a realidade e o nível cognitivo dos mesmos; visto que, a educação é o principio de toda mudança, seja social, intelectual, pessoal ou cultural. Tendo como prioridade atender com qualidade a todo e qualquer aluno; promovendo  a alfabetização  no tempo certo, ou seja, até aos 8 anos de idade; articular e implantar estratégeas que privilegie efetivamente o ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (64.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com