TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado Anos finais do Ensino Fundamental

Por:   •  2/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.895 Palavras (12 Páginas)  •  1.004 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Universidade de Uberaba - UNIUBE

CURSO DE HISTÓRIA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Governador Valadares

2017

 Wilson Paulo Arcanjo

RA: 1014047

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Relatório elaborado como requisito parcial para aprovação na disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO do curso de HISTÓRIA da Universidade de Uberaba - UNIUBE.

Professora-tutora on-line: Marisa Auxiliadora Mayrink Santos Ferreira

Governador Valadares

2017

Sumário

  • Introdução
  • Desenvolvimento
  1. A escola e sua história ----------------------------------------------------------------------07
  2. Conhecimento dos espaços, materiais e recursos pedagógicos-----------------08
  3. Reflexão e análise sobre o Projeto Político-Pedagógico---------------------------09
  4. Estudo e análise dos PCNs do 6º ao 9º ano------------------------------------------10
  5. Observação e análise do ensino de História nas séries finais do Ensino Fundamental-----------------------------------------------------------------------------------11
  6. Monitoria e docência nas séries finais do Ensino Fundamental------------------12
  7. Planos de aulas para a docência no Ensino Fundamental------------------------12
  • Considerações finais----------------------------------------------------------------------13
  • Referências ----------------------------------------------------------------------------------14

INTRODUÇÃO

Estágio Curricular Supervisionado I dos anos finais do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, do curso de HISTÓRIA da Universidade de Uberaba – UNIUBE- carga horária de 240 horas. O Estágio foi realizado na Escola Estadual Levindo Dias, nº 25, Município de Capitão Andrade, MG, Centro, no período de fevereiro a julho de 2017. O objetivo do estágio e todo o trabalho realizado na escola campo foi desenvolver oportunidade de reflexão sobre a educação e o ensino, principalmente de História, compreender a educação na prática e contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento de um sistema educacional voltado para realização humana e conhecer e compreender os legados deixados pelos nossos antepassados, e contribuir para uma educação de qualidade respeitando sua história e cultura da instituição. Aplicar a teoria aprendida na sala de aula através da prática da docência, na observação atenta, e assimilar o conhecimento adquirido para desenvolver o espírito crítico e compromissado, no discente, sendo mediador, para que o ensino e a aprendizagem possam acontecer de forma prazerosa.  

DESENVOLVIMENTO.

1 - A escola e sua história.

Escola Estadual Levindo Dias- RO35B, indagado por mim, segundo o diretor atual da escola, Márcio Aurélio Pires Vargas, o nome da escola foi em homenagem feita na época ao pai do prefeito Sr. Levindo Dias Filho, no interesse de homenagear o seu pai colocou o nome do pai na escola, quando a escola foi transformada em Grupo Escolar “Levindo Dias” em 27/08/1967 pelo decreto nº10644. Por ato do Senhor Governador do Estado Israel Pinheiro, publicado pelo órgão oficial, em 23/08/1967. A escola foi Fundada em 1931 e instalada em 1936, foi reaberta em 1944 com o nome de “Dr. Milton Soares Campos”, pela lei nº18 de 16/05/1949, o Senhor Laudelino Braz era o prefeito da época. Em 18/11/1958, pela lei nº238, art. 1º criou-se a cadeira de Escola Combinada “Dom Hermínio Malzone Hugo”, sendo prefeito o Sr. Levindo Dias Filho. Através do decreto nº 16244 de 05/08/1974 foi classificada em E.E. “Levindo Dias”1º grau. Em 1976 foi autorizada a funcionar a educação integral e o pré-escolar em 12/02/1976 pela resolução1853 publicada em 28/12/76, criando a 5ª série e as demais implantadas pelas resoluções nº2245/77, nº2953/78, nº2916/79 e através do convênio gradativamente. Em 12/02/76 e parecer nº137/92 implantação do 2ºgrau, conforme MG de 14/10/92 fls. 28, cols. 02 e 03. A escola está bem localizada no centro da cidade, próximo à escola existe uma unidade básica de saúde, funcionamento 24 horas, Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Praça João de Laia, Farmácias, Sorveterias, papelarias, e lojas em geral, Lanchonetes bares e nas imediações centros comerciais, acesso a escola com ruas asfaltadas, telefone público dentro da escola, a escola oferece três turnos para o ensino, Educação de Jovens e Adultos EJA, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, no total a escola tem 64 funcionários, tem matriculado 569 alunos, 385 no ensino fundamental e 184 no ensino médio. A escola está bem organizada com 16 de 12 salas de aulas utilizadas adequadas para cada série individual, existe na escola sala de professores, diretor, secretaria, biblioteca, laboratório de informática, banheiros em bom estado, quadra coberta de esporte e auditório coberto, sala de recursos para atendimento a alunos especiais e etc. É uma escola onde os membros são comunicativos e mantém um bom relacionamento entre eles e a comunidade. As observações da História da escola foram realizadas nos documentos da escola e pesquisas com os profissionais da escola dia a dia, realizei também com a vizinhança da escola, onde recebi diferentes análises da contribuição da escola para comunidade onde se encontra inserida, no geral a escola é classificada como boa pela vizinhança.

 2 – Conhecimento dos espaços, materiais e recursos pedagógicos.

Após observação e registros contando sobre o aspecto físico da escola: onde são ministradas aulas do ensino fundamental e Médio, possui 16 salas de aula sendo que somente 12 salas de aula são utilizadas, são salas espaçosas e possuem ventilador no teto, lixeira e quadro negro, duas salas de aulas possui TV e som. Porém algumas salas estavam com os ventiladores com mau funcionamento, laboratório de informática tinha 24 computadores, mas segundo os alunos não utilizam, uma sala de professores, uma sala da diretoria, uma quadra de esporte coberta, uma cozinha, uma biblioteca, banheiros dentro do prédio, adequados a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, uma sala de secretaria, banheiro com chuveiro, refeitório coberto, despensa, almoxarife, pátio coberto onde são realizados reuniões de pais de alunos e apresentações de auditório, equipamentos como computador de uso exclusivo para professores, acesso a internet, outro computador para uso dos alunos, TV, copiadora, equipamento de som, impressoras, equipamentos multimídia, videocassete, antena parabólica, projetor multimídia, fax, telefone orelhão nas dependências da escola, foi observando também certa organização e adequação desses ambientes, os mesmos se mostraram atrativos e limpos, alguns até decorados como a sala de convivência e uma parede dentro da escola com desenhos e frases educativas despertando nos alunos a gentileza e respeito mútuo, levando aos alunos se interagirem de forma prazerosa nesses ambientes, no entanto os alunos se queixam de os professores não utilizarem o laboratório de informática com eles. Os professores na sua maioria utilizam apenas os recursos pedagógicos como livro didático quadro e giz, mas salvo raras exceções, tem utilizado o projetor multimídia à biblioteca o auditório e outros ambientes. O estabelecimento de relações entre alunos e professores, pais, gestores e funcionários se dão de forma democrática, a administração da escola é boa e os profissionais da secretaria e em geral são ágeis nas entregas de documentos solicitados, mantendo um relacionamento respeitoso com superiores e o público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (163 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com