TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado em Magistério do Ensino Fundamental I Mikaela de Paula Lacerda

Por:   •  26/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

CENTRO DE EDUCAÇÃO – CE

Nome: Mikaela de Paula Lacerda     Matrícula: 91323145                

Componente curricular: Estágio Supervisionado em Magistério do Ensino Fundamental I. 2016.1

Professora Pesquisadora: Daniele dos Santos Ferreira Dias

Professor Mediador: José Amiraldo Alves da Silva

Desafio 01 - Estágio Supervisionado em Magistério do Ensino Fundamental I.

Atividade I:

Ao realizar o Estágio Supervisionado é essencial que o estagiário encontre o seu lugar na escola e para que isso seja possível faz-se necessário que o mesmo compreenda que nesse processo irá se deparar com situações relativas às contradições entre o escrito e o vivido. O que isso quer dizer? Como você percebe essas contradições?

Segundo Metz (2010, p. 20), o objetivo do estágio é “[...] a harmonia entre a teoria e a prática, possibilitando uma formação acadêmica que instigue a investigação, a compreensão e a intervenção na realidade educacional”. Logo, “Compreender o desenvolvimento infantil e identificar-se com essa faixa etária são atributos que não podem faltar na postura do profissional que trabalha nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, será capaz de planejar intencionalmente, garantindo sucesso no ensino-aprendizagem”. A preparação acadêmica deve ser alicerçada na teoria e na prática, elementos que possibilitam o saber, mas também o saber fazer, ou seja, um sujeito capaz de tomar decisões com consistência teórica. Nesse sentido, volta-se a atenção para a importância do estágio supervisionado na formação acadêmico, não compreendido apenas como a parte prática do curso, mas, sim, como parte integrante do ato educativo, uma disciplina teórico/prática em que somente o fazer não atende às expectativas da formação.

Acrescenta-se, ainda, que a prática é a atitude do professor, e a teoria, a competência reflexiva que o professor precisa buscar. O professor reflexivo precisa se envolver com sua própria prática e, assim, aprender a sentir-se membro de sua profissão com responsabilidade. O estágio supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental objetiva a harmonia entre a teoria e a prática, possibilitando uma formação acadêmica que instigue a investigação, a compreensão e a intervenção na realidade educacional. Compreender o desenvolvimento infantil e identificar-se com essa faixa etária são atributos que não podem faltar na postura do profissional que trabalha nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, será capaz de planejar intencionalmente, garantindo sucesso no ensino-aprendizagem.

O que dá sentido às atividades práticas dos cursos de formação é esse movimento que acontece a partir das leituras, práticas, saberes e conhecimentos, que se confrontam e se intercruzam. As atividades de reflexão e registro poderão auxiliar no entendimento das questões relativas às contradições acontecidas no trabalho educativo. Entre o escrito e o vivido estão: cultura, relações de trabalho, classe social, etnia, idade e campos de poder, entre outros aspectos. É importante a compreensão da escola dentro do sistema educacional e da implantação e implementação das políticas vigentes. A análise sobre o papel social da escola, por meio do levantamento de dados, registro e documentos oficiais, pode trazer valiosas informações para uma visão de conjunto das necessidades e problemas, das possibilidades e avanços da instituição escolar. Trata-se do estagiário aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos sobre a escola, não mais de forma descomprometida, mas com o olhar de professor. Busca-se, com o estágio, a superação da separação entre teoria e prática, e ao mesmo tempo, transformar o estágio em pesquisa e investigação teórico prática. Assim, o estágio oferecerá ao acadêmico a aproximação da realidade e iniciativas para pesquisa.

“O que dá sentido às atividades práticas dos cursos de formação é esse movimento que acontece a partir das leituras, práticas, saberes e conhecimentos, que se confrontam e se intercruzam. As atividades de reflexão e registro poderão auxiliar no entendimento das questões relativas às contradições acontecidas no trabalho educativo. Entre o escrito e o vivido estão: cultura, relações de trabalho, classe social, etnia, idade e campos de poder, entre outros aspectos” (LIMA, 2008, p. 201).

Atividade II

A professora Maria S. Lucena Lima (2008), defende o Estágio Supervisionado “[...] como espaço de aprendizagem da profissão docente e de construção da identidade profissional, que permeia as outras disciplinas da formação, no projeto pedagógico dos cursos de formação, mas é o lócus da sistematização da pesquisa sobre a prática, no papel de realizar a síntese e a reflexão das vivências efetivadas” (LIMA, 2008, p. 198). Neste sentido, elabore um texto contendo até três (03) laudas tendo como parâmetro a abordagem dos seguintes aspectos: O Estágio como oportunidade de reflexão sobre o saber-fazer docente e como possibilidade de formação permanente.

O estágio curricular é uma passagem. Quando as perguntas e dificuldades básicas começam a ser superadas após algumas discussões, registros e relatórios, a carga horária prevista para o estágio chega ao seu fim, antes mesmo que encontremos todas as respostas para as perguntas iniciais, ingressamos em outros desafios acadêmicos e novas perguntas e reflexões vão surgindo. O período de estágio, ainda que transitório, é um exercício de participação, de conquista e de negociação do lugar de estagiário com a escola. O profissional do magistério que se vê diante do estágio supervisionado em um curso de formação docente precisa, em primeiro lugar, compreender o sentido e os princípios dessa disciplina, que, nesse caso, assume o caráter de formação continua, tendo como base a ideia de emancipação humana. Dessa forma, o estágio passa a ser um retrato vivo da prática docente e o professor-aluno terá muito a dizer, a ensinar, a expressar sua realidade e a de seus colegas de profissão, de seus alunos, que nesse mesmo tempo histórico vivenciam os mesmo desafios e as mesmas crises na escola e na sociedade.

O estágio se configura para quem já exerce o magistério, como espaço de reflexão dos de suas práticas, a partir das teorias, de formação contínua, de ressignificação de seus saberes docentes e de produção de conhecimento. O estágio em seus fundamentos teóricos e práticos seja esse espaço de diálogo e de lições, de descobrir caminhos, de superar os obstáculos e construir um jeito de caminhar na educação de modo a favorecer resultados de melhor aprendizagem dos alunos. Falar em formação do professor, portanto é apontar seu desenvolvimento profissional a partir de uma concepção de homem que se organiza formal e sistematicamente na perspectiva da inteireza, e não da fragmentação. A dinâmica de formação continua pressupõe um movimento dialético, de criação constante do conhecimento, do novo, a partir da superação do já conhecido. A pesquisa de proporções a formação continua é como uma prática reflexiva dinamizada pela práxis, como um movimento metodológico e como uma política de desenvolvimento profissional de professores, é a partir dessas propostas que consideramos o estágio como espaço de formação continua e desenvolvimento profissional assentado em três eixos: o conceitual, o metodológico e o político.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com