TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  3/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.148 Palavras (9 Páginas)  •  2.470 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DE UBERABA

LUANIA TSCHAEN BONING

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

CARIACICA - ES

2016

LUANIA TSCHAEN BONING

RELATÓRIOESTÁGIO SUPERVISIONADO: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório apresentado á Universidade de Uberaba, como parte das exigências á conclusão do componente Estágio Curricular Supervisionado em Instituições Educacionais da 6º etapa do curso de Pedagogia.

CARIACICA - ES

2016

SUMÁRIO

1 Introdução------------------------------------------------------------------------4

 2 Desenvolvimento--------------------------------------------------------------5

2.1A escola de Ensino Fundamental e sua História------------------5

2.2 A escola e sua cultura: conhecendo a organização do tempo e do espaço escolar--------------------------------------------------------------------6

2.3 Os fundamentos do Projeto Político Pedagógico----------------------6

2.4 A prática do Projeto Político Pedagógico no Cotidiano da escola e os espaços colegiados--------------------------------------------------------------7

2.5 O espaço da sala de aula. -----------------------------------------------7

2.6 Planejando e exercendo a docência. --------------------------------8

2.7 Pensando e Avaliando o exercício da docência. -----------------9

3 Conclusão -----------------------------------------------------------------------10

4 Anexos ---------------------------------------------------------------------------11

5 Referências. --------------------------------------------------------------------12


Introdução

  O presente trabalho trata-se de um relatório de estágio, o qual foi realizado na EMEF Antonio Francisco Erlacher, relata assuntos relacionados ao espaço da sala de aula, plano de aula e avaliação das atividades desenvolvidas, esse trabalho tem como princípios abordar a importância do conhecimento das vivencias e práticas escolares e da elaboração e execução de um plano de aula pelo aluno estagiário, para que o mesmo possa aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos no curso de pedagogia através de experiências práticas. Sua principal finalidade é passar aos professores como foi a trajetória e os conhecimentos adquiridos durante a realização do estágio.

Desenvolvimento

2.1 A escola de Ensino Fundamental e sua História

 Nesta 6ª etapa do curso de Pedagogia, estou realizando meu estágio na escola EMEF Antonio Francisco Erlacher, a qual é representada pelo diretor Emerson Nilson Zahn. Fui muito bem recebida e acolhida por toda a equipe escolar.

A escola possui perfil dentro de sua realidade, portanto segue prioritariamente o Regimento Comum das Escolas Municipais de Domingos Martins, alem de desenvolver atividades de acordo com a formação continuada, oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, podendo ser definidas novas atividades no desenvolver do ano letivo, mas sem deixar de lado as metas estabelecidas ou seu eu compromisso com uma educação de qualidade.

Economicamente os pais dos alunos são ligados diretamente ou indiretamente ao campo, onde identificamos uma maioria de lavradores de agricultura familiar em pequenas propriedades ou meeiros, portanto existem em número significativo pedreiros, funcionários públicos, comerciantes, motoristas dentre outros.

A religiosidade é muito forte na comunidade onde identifiquei a igreja católica, igreja de Confissão Luterana e igreja Luterana Missuri, igreja Maranata, igreja Assembléia de Deus, igreja Mundial, igreja Deus é Amor, existindo também famílias que não são ligadas a nenhuma atividade religiosa. Geralmente a igreja católica e igreja Luterana Missuri estão mais presentes na escola por promoverem festas na comunidade, portanto nenhuma delas atua no ambiente escolar ou se mostra contrária a alguma atividade promovida pela escola.

Observando o perfil de seus moradores, a comunidade tem sua origem histórica na imigração alemã/pomerana e em pequena escala no italiano, no entanto estes aspectos não estão presentes no cotidiano da comunidade que apresenta um grande número de moradores de origem negra vindos de municípios vizinhos, como Afonso Cláudio, Linhares, Colatina, Santa Leopoldina, Viana ou sul da Bahia.  Atualmente famílias retornando da região metropolitana da grande vitória, também estão presentes em nossa realidade.

A comunidade de Perobas é vista por comunidades vizinhas como um local de pessoas pobres e com falta de perspectiva, e em risco social, fato que culturalmente é evidenciado na escola e sala de aula, onde convivemos com conflitos constantes entre os alunos e uma resistência evidente na realização de atividades, propostas pelos professores no cotidiano escolar. O grande desafio diário é o convencimento de que a escola é um local bom e neste local podemos superar ou pelo menos minimizar as dificuldades do dia a dia.

Os princípios da EMEF Antonio Francisco Erlacher são: Propor ações metodológicas que estimulem o educando a tecer seu conhecimento, tornando-se reflexivo, crítico e atuante na sociedade. Compreender e respeitar os direitos e deveres individuais e coletivos, respeitando a diversidade na escola, na família e nos vários grupos que compõem a comunidade e a sociedade. Promover ações pedagógicas que compreendam e valorizem as relações econômicas e sociais entre homem do campo e o homem urbano.

2.2 A escola e sua cultura: conhecendo a organização do tempo e do espaço escolar

O prédio escolar está construído em uma área aproximadamente de 700 m2. Adaptado com rampas, banheiros e portas de acesso a cadeirantes. Mesmo sendo antigo apresenta excelente estado de conservação, recebendo manutenção constante da Secretaria de Educação. Possui cinco salas de aula, biblioteca, almoxarifado, secretária, sala do diretor, cantina, cozinha, banheiro de professores e de alunos, sala de professores, sala de vídeo, sala de laboratório de informática e pátios.

A escola dispõe de materiais como data show, sala de vídeo, material dourado, mapas variados, maquete de sistema solar, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (289.5 Kb)   docx (175.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com