TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Séries Iniciais do Ensino Fundamental I

Por:   •  3/5/2017  •  Tese  •  5.345 Palavras (22 Páginas)  •  3.105 Visualizações

Página 1 de 22

FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Séries Iniciais do Ensino Fundamental I

(1º e 2º Ano)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ALUNO: Roberta Aparecida Pinto Barbosa

Curso: Pedagogia

Matrícula: 9364247371

 

PIRACICABA

 2016

Roberta Aparecida Pinto Barbosa

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Séries Iniciais do Ensino Fundamental I

 (1º e 2º Ano)

 

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado à Faculdade Anhanguera de Piracicaba como requisito parcial do curso de Pedagogia.

Tutor Presencial: Luana Fernanda Rodrigues Febregat

Tutor à Distância: Andreia de Abreu Mota

PIRACICABA

 2016

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo da aluna: Roberta Aparecida Pinto Barbosa

R.A.: 9364247371

Semestre: 5º Semestre

Curso: Pedagogia

Entidade (Empresa): Escola Municipal Rachel de Queiroz

Data de início do estágio: 04/04/2016

Data de término do estágio: 14/04/2016


SUMÁRIO

S

1        FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO        3

2     INTRODUÇÃO

elementos necessários para situar o tema do trabalho.        5

3        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO – Ensino FUNDAMENTAL I        6

3.1        A Escola        9

3.2        Observação e interação na escola        7

3.2.1     ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DA ESCOLA - 1º ENS FUNDAMENTAL.................9

3.2.1     ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DA ESCOLA - 2º ENS FUNDAMENTAL...............14

3.3        Plano de aula        18

3.4        Regência        18

4 CONCLUSÃO        20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        21

APÊNDICE        22

ANEXOS        30

  1. INTRODUÇÃO

Em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, à Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, e à Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, a aluna Roberta Aparecida Pinto Barbosa do 5º período do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade Anhanguera, realizou seu Estágio Curricular Supervisionado na instituição Escola Municipal Rachel de Queiroz, no período de 04/04/2016 à 14/04/2016. Para o cumprimento do Estágio Supervisionado I, conforme observado em sua ementa, consta a realização de atividades nos anos Iniciais de Ensino Infantil (100 horas). Levantamos os objetivos e organização didática do Ensino Fundamental da Escola. O componente curricular de Estágio tem como objetivo inserir o aluno no ambiente escolar, proporcionando oportunidade de vivenciar, em prática, os conhecimentos construídos no âmbito dos conhecimentos teóricos. Neste contexto tivemos uma breve passagem pelo 2º ano do Fundamental observamos a sala, a rotina, as disciplinas, a relação professor – aluno e todo o espaço destinado ao ensino fundamental. Elaboramos um plano de aula com o tema “Literatura Infantil o qual passou pela avaliação da professora da sala. Orientação do estágio deram-se num primeiro momento por meio de tele aulas, a professora nos orientou sobre, quadro de horas, atividades na escola, plano de aula, observação, e interação na escola, regência, manual do estágio, auto estudo, relatório e documentos necessários. Tivemos orientações éticas como sigilo, ouvir, não comentar e não dar opiniões. Orientações sobreo relatório e aspectos formais segundo normas da ABNT. Tivemos orientações da tutora à distância Andreia de Abreu Mota, sobre requisitos e exigências do Estágio, documentos necessários e elaboração do relatório final no segundo momento, a professora tutora Luana Fernanda Rodrigues Fabregat, nos esclareceu sobre diversos assuntos e duvidas os quais dizem respeito ao preenchimento adequado da declaração, carta de apresentação, plano de aula entre outros

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  1.  A ESCOLA

A escola Municipal Rachel de Queiroz, situa-se à rua Bráulio Pedroso, nº 220, bairro Alvorada III. Fundada em 06 de agosto de 2003, tendo como diretora a atual Senhora Sarah Rogéria Morato Soares Kalil. 

A escola conta entre os professores, escriturários aproximadamente 33 colaboradores com um total de 420 alunos que abrange do 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental. Com faixa etária de 6 a 10 anos, a maior parte dos alunos atendidos pela escola pertencem ao bairro sendo, que a outra parte vem de bairros próximos como Sol Nascente, Parque do Chapadão e São Francisco. A clientela é formada de pequenos comerciantes do bairro, pedreiros, motoristas, vendedores quase todos naturais da cidade. Apesar de alguns alunos passarem por dificuldades econômicas foi observado que embora o baixo rendimento e a carência afetiva não os impedem de serem criativos, inteligentes, alegres e carinhosos. A escola Municipal Rachel de Queiroz é comprometida com o desenvolvimento pedagógico de seus alunos direcionando-os em suas ações, fazendo com que a escola seja conceituada e requisitada pelos alunos do bairro e arredores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (240.8 Kb)   docx (76.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com