TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.476 Palavras (10 Páginas)  •  954 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DE UBERABA

LÍLIAN ROCHA DA SILVA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

 ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ETAPA VI

UBERABA-MG

POLO CARATINGA

2014

 LÍLIAN ROCHA DA SILVA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

 ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ETAPA VI

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte da exigência parcial para obtenção de carga horária, da disciplina de Trabalho de Estágio Curricular Supervisionado sob a orientação da professora Maria da Conceição Martins Santana.

UBERABA-MG

POLO CARATINGA

2014

INTRODUÇÃO

           O presente trabalho é o cumprimento ao Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia correspondente a etapa VI, durante esta etapa procurei colocar em prática os conhecimentos que adquiri no decorrer deste curso.

           Nota-se que o estágio supervisionado é de suma importância para a aquisição de novas experiências, pois nos oportuniza a vivência prática fazendo com que criamos estratégias para lhe dar com diversas situações, nos induzindo a pesquisar, buscar conhecimentos para a um ensino de qualidade, desencadeando e nos envolvendo a uma interação prática e teórica tornam-se necessário para o cumprimento das horas acadêmicas, nos possibilitando a uma melhor formação profissional.

Percebe-se que o estágio supervisionado é a melhor forma de nos aproximar as atividades e exercício da profissão nos preparando para o mercado de trabalho nos fazendo ir além pesquisar de tudo um pouco para que possamos ser um profissional versátil, nos fazendo agente renovador e transformador da comunidade escolar ajudando o aluno de maneira biopsicossocial.

A ESCOLA  E SUA HISTÓRIA

Percebe-se que a Escola Lápis de Cor busca oportunizar para os alunos um ensino adequado promovendo através das aulas atividades que prendem a atenção dos alunos usando do lúdico das atividades recreativas para a aquisição da aprendizagem. Pode-se observar na escola que as salas de aula não possuem diferenças, com um espaço amplo e arejado.

Os espaços que são utilizados pelos professores além da sala de aula, é a biblioteca onde fica os recursos didáticos que se usa dia a dia, a secretaria quando necessitam de algum documento ou até mesmo algum objeto, sala de informática e por fim a sala dos professores.

A escola é composta por quinze profissionais, um diretor (gestor), um vice diretor, doze professores, um auxiliar de serviços gerais, um oficial administrativo e outros. A escola Lápis de Cor conta com a presença de cento e quarenta e quatro alunos matriculados, na totalidade de nove turmas sendo dividida em setenta alunos que estudam no vespertino e setenta e quatro no matutino.

Durante as aulas em sala de aula nota-se que os professor busca desempenhar diversas atividades respeitando as características individuais e coletivas dos alunos, os alunos tem um manifestam bastante interesses durante as atividades comportando e respeitando os colegas e promovendo a socialização quando há atividades de dupla ou grupo. As atividades guardam a relação com os conteúdos e objetivos estabelecidos para o nível de ensino e estão em conformidade com os PCNs. Os recursos utilizados na realização dessas atividades são os livros, recursos didáticos.

A biblioteca que se encontra na escola é adequada, é uma sala ampla, arejada onde há vários livros literários, mesas e cadeiras, TV e DVD, jogos educativos. O trabalho realizado lá é quando ocorre a troca de livros onde os alunos escolhem um livro pra ler em casa e é trocado de 5 em 5 dias, há também o momento da leitura que funciona com cada turma separadamente onde a bibliotecária dispõem de alguns livros pra que os alunos lêem cada turma fica aproximadamente 30 minutos. O ambiente favorece a leitura individual ou em grupo quando é necessário. A bibliotecária também desenvolve uma atividade legal com eles incentivando a eles a gostar de ler.

Os recursos que se dispõem aos alunos são sempre usados no decorrer das atividades propostas.

A aula se inicia às 07 horas e termina às 11h15min horas, tem o recreio que se inicia as 09h30min e termina as 09h45min, a troca de professores só ocorre nos dias que há aulas de educação física e informática, tirando isso os outros dias são normais não havendo troca de professores. Na hora do recreio pode se observar a manifestação e agitação das crianças há varias brincadeiras e interações entre elas há um mediador na hora do recreio para qualquer eventualidade, há também a disponibilidade de brinquedos como bola, corda e etc.

A ESCOLA E SUA CULTURA: CONHECENDO A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO ESCOLA.

            Pode-se dizer que a “Escola Lápis de Cor” busca através de suas metas respeitarem os alunos de forma individual e coletiva; ela busca atender as necessidades do município da melhor forma possível, visando à formação integral de seus educando; sua estrutura é ampla, os móveis são de ultima geração adequados às necessidades dos alunos, seu espaço é suficiente para atender com qualidade as atividades internas e externas onde os professores trabalham de forma equilibrada atendendo assim seus objetivos e as necessidades dos alunos, as salas de aula são arejadas e bem decoradas; a escola dispõe de bastante material pedagógico como: jogos, livros, revistas, etc., possibilitando aos alunos total liberdade na utilização desses recursos didáticos dela bem como do seu espaço geral.

Acreditando que a família é de suma importância na formação do educando, a escola e os profissionais que nela atuam, mantém um sistema de comunicação continua com a mesma, a fim de que juntos, possam promover o crescimento do aluno, bem como facilitar seu desenvolvimento intelectual, afetivo, emocional, cognitivo e social. A escola conta com uma equipe comprometida com a qualidade do trabalho, profissionais responsáveis que visam melhorias. A escola está aberta para direcionamentos com os pais e funcionário, por ser uma escola particular e com poucos alunos é mais fácil acompanhar de perto cada aluno, vivenciando no seu cotidiano a pratica do PPP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (54.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com