TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA “RELAÇÕES PÚBLICAS: FUNÇÃO POLÍTICA”

Por:   •  3/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO

Curso de Relações Públicas

RESENHA

“RELAÇÕES PÚBLICAS: FUNÇÃO POLÍTICA”

Trabalho apresentado como parte dos requisitos

da avaliação da disciplina Paradigmas das Relações Públicas

ministrada pela Professora Roberta Viegas

Isabelle Camargo Santos

288229

São Bernardo do Campo

2º semestre de 2018



Pela leitura do livro de Roberto Porto de Simões, “Relações públicas: função política”, nota-se que há vários pontos a serem destacados. As análises feitas pelo autor abrangem desde a política da profissão até o seu significado, que muitas vezes não é divulgado corretamente, logo, fazendo-o perder seu verdadeiro significado e essência. No livro também há orientações para o leitor, falando sobre públicos (internos e externos), empresas públicas ou privadas, organizações, conduta e etc.

Nota-se que o autor possui um vasto conhecimento sobre a profissão, pois apresenta contexto científico, micropolítica, teoria, função organizacional, os problemas e o verdadeiro significado de relações públicas. Todos os temas possuem um capítulo próprio, facilitando na hora de procurar e também na compreensão do leitor.

O psicólogo, mestre em psicologia organizacional e doutor em relações públicas, visa analisar todas as áreas que abrangem a profissão. Enaltecendo a interação e comunicação das organizações com seus públicos. Afirmando que assim se obtém um público e/ou consumidor fiel e mostrando também que muitas vezes isso não ocorre por falta de interesse da organização em analisar seu público-alvo ou até mesmo por insatisfação do público interno.

Essa obra de Roberto de Porto de Simões é muito utilizada entre os meios acadêmicos, tanto por professores quanto por alunos, para se obter referências e um estudo amplo. É notável a descrição da função estratégica do profissional de Relações Públicas, no caso, o eixo norteador. Pois mostra o conhecimento baseado em teorias e pesquisas científicas, fazendo com que o leitor perceba a necessidade de bases sustentáveis entre a sociedade e as organizações.

O famoso “Mestre das Relações Públicas” falecido aos 82 anos de idade em 20 de janeiro de 2018 possui uma outra obra chamada “Relações públicas e micropolítica”. Em ambos os livros, prioriza a informação e a apresenta como matéria-prima da prática profissional. É muito recomendado para os futuros profissionais de Relações Públicas.

Isabelle Camargo Santos

Acadêmica do Curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com