TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA UM TETO TODO SEU

Pesquisas Acadêmicas: RESENHA UM TETO TODO SEU. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

O livro relata a vida em geral das mulheres, baseadas pelas palestras feitas pela escritora inglesa Virginia Woolf, em 1928. Ela tenta mostrar para sociedade a desigualdade de tratamento das mulheres em relação aos homens, não tendo oportunidades de se destacarem, estudarem, aperfeiçoarem seus dons, vivendo destinadas apenas a atividades domesticas.

A escritora expõe o fato de não haver nenhuma obra famosa escrita por mulher, o que trás para época somente o reconhecimento masculino na literatura mundial. E isso acontece devido a visão da mulher perante a sociedade, servindo apenas para cuidar dos filhos, da casa e do marido, sendo assim são excluídas da escola, perdendo oportunidades de aprendizagem para se envolver na sociedade.

No livro a autora dá como exemplo uma personagem chamada Judith, mesmo sendo fictícia, essa seria a irmã de Shakespeare, que poderia ser tão bem dotada quanto o irmão e desenvolver criações com ele. Porém não teria oportunidade de ir à escola, não aprenderia gramática e logística, passaria como as outras mulheres aprendendo tarefas domesticas e permanecendo no anonimato.

É apresentada ao leitor uma estrutura desigual de direitos e oportunidades na sociedade entre homens e mulheres, onde é ressaltada a questão econômica, acessos aos bens culturais, entre outras coisas. Percebesse com clareza que na obra , ainda que as mulheres são muito pobres e que isso influencia muito sobre seu desenvolvimento, as mulheres precisariam de quinhentas libras por ano e o próprio quarto, “um teto todo seu”, para assim terem um tempo só seu e desenvolverem suas artes e coragem para escrever.

APRECIAÇÃO

É percebível que a finalidade da obra é mostrar os costumes da época, onde as mulheres não tinham voz ativa na sociedade, onde elas eram destinadas a cuidarem da casa e da família, sendo rebaixadas perante aos homens. Mulheres naquela época não podiam frequentar escolas, conhecer literatura, artes, ciência, matemática.

A opinião feminista da autora está muito clara no livro, por isso ela questiona o valor das mulheres perante a sociedade e almeja o destaque delas no meio em que vivemos. O titulo “um teto todo seu”, mostra que a mulher precisa do seu próprio espaço e momento para pensar e desenvolver o que pensa.

Porém atualmente a mulher conseguiu um pouco mais de autonomia que na época, conquistando seu espaço, reconhecimento e respeito na sociedade, tendo em vista grandes escritoras, artistas, trabalhadoras merecidas de reconhecimento. As mulheres lutam a décadas para conseguir seus direitos, reconhecimentos e respeito, aos poucos foram conquistando seus direitos de expressão, de liberdade, de voto, de proteção contra abusos, de salários iguais. E hoje a própria constituição garante isso, mesmo assim ainda há muito preconceito e descrédito em relação a mulher, no entanto, estas conquistas aumentam ainda mais seu respeito a cada dia que passa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com