TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Rio de Janeiro - Contraste

Por:   •  6/10/2015  •  Resenha  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

   Aniversário é um bom momento para reflexão, autocrítica e projeção para os anos que ainda estão por vir. Com o Rio de Janeiro não há exceção, entre tanto, cabe a nós cidadãos cariocas o papel de nos perguntarmos se estamos fazendo jus as maravilhas que este lugar nos oferece todos os dias.

   Vivemos em uma cidade onde o contraste é evidência a todos aqueles que por ao menos um segundo depositam suas atenções para o Rio de Janeiro, um local que além de sua exuberância natural, é fundamental economicamente para o Brasil. A desigualdade que assola todo o território nacional é marca registrada dos principais centros urbanos do Rio. Em meio a monumentos históricos famílias dividem as atenções dos mesmos dormindo aos pés da vista apreciada; tráfico, autos índices criminais, cracolandias e uma série de outros problemas sociais dão o toque antagônico ao cartão postal que aqui retratamos.

   Será que estamos colaborando para darmos um bom motivo para festejarmos está data? Talvez. De uma forma geral, aniversários remetem aos melhores momentos de um ciclo e bons momentos são constantes ao longo da história da cidade maravilhosa. Palco de importantes fatos históricos do país o Rio de Janeiro inspirou canções, obras de artes e serviu de tela para o registro das principais revoluções ocorridas em território nacional como as "diretas já" e batalhas de movimentos esquerdistas contrários a ditadura militar.

   Em evidencia internacional por conta dos últimos eventos esportivos e dos que ainda estão por vir o estado da Guanabara é o portão de entrada dos turistas que buscam conhecer as belezas que o Brasil, de uma forma geral, possui. O Rio de Janeiro é uma mostra sintética da beleza que o país abriga e, como foi citado anteriormente, de problemas sociais também. Carnaval, praia, futebol, tornam o estado ainda mais charmoso e são os principais responsáveis pela alegria e simpatia que o carioca exala.

   Por seu aniversário, ao Rio, parabéns! Mas e nós? Será que somos dignos de receber parabéns pela forma como nós lidamos, não apenas com a cidade que em vivemos, mas pela forma com que tratamos o nosso próximo? Será que precisaremos de mais 450 anos para regenerar todo o dano que causamos a nós mesmos? Meus mais sinceros votos a cidade são de que não. Que possamos de uma vez por todas exercer dignamente nossa cidadania e zelarmos para que seja duradoura a satisfação de viver em um lugar tão belo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com