TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Sobre Violência

Por:   •  20/8/2019  •  Dissertação  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 4

        A violência se tornou um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade atual. Esta realidade, infelizmente, se encontra muito próxima dos jovens, já que está presente nas escolas há muito tempo. Professores, alunos e as famílias estão cada vez mais vulneráveis a este quadro agressividade. As escolas, deixaram de ser lugares seguros, completamente dedicados à educação dos adolescentes, e se tornaram palco de intolerância e violência. Dessa forma, o que antes era visto como uma questão disciplinar, passou a ser encarado como delinquência juvenil, chegando próximo à criminalidade. Por isso, é fundamental que os próprios locais de ensino e as famílias dos jovens se façam, intensamente, presentes na vida do aluno. Se tornando responsabilidade de todos mudar essa realidade.

        A violência escolar tem sido discutida desde os anos de 1990, e a partir daí tem só se intensificado. Apesar da proibição, por lei, do uso de celulares em sala de aula, a presença exagerada desses meios nos colégios pode ser um agravador nos atos violentos, já que com ele é possível gravar e propagar brigas, além de incentivar intrigas e rachas dentro da instituição e sala de aula, até mesmo na questão do cyberbullying. Além dos celulares, as mídias sociais, também facilitam a propagação desse tipo de violência, de forma a levar as informações de modo rápido e fácil.

A segurança que o aluno sente nas escolas é outro fator determinante para a violência. Muitas vezes, o distanciamento criado entre aquele que ministra a aula e o que a assiste pode estimular essa agressividade. Além disso, nas instituições de ensino atuais, é ensinada e incentivada a ideia de concorrência. Dessa forma, se identificar com os professores, se sentir amparado e manter boas relações com os colegas é primordial para que não ocorra brutalidades, tanto físicas, quanto verbais. Assim como, incentivar a proximidade entre o aluno e o ambiente em que está, ou deveria estar, inserido, pode diminuir os dados atuais de inúmeros os casos de estudantes violentando seus professores, seus próprios companheiros de classe e até destruindo o patrimônio escolar.

Portanto, torna-se notório, que a violência escolar no Brasil, tem causas e consequências seríssimas, sendo necessário tomar medidas rápidas, com intuito de minimizar ou até resolver esse problema. Dessa forma, para mudar essa situação, pode-se pensar em uma mudança nas regras do uso de aparelhos celulares em sala, por parte da escola e, também, em uma reunião com os pais dos alunos. Além do que, é fundamental a orientação da família, da instituição e dos próprios alunos, por especialistas, dessa forma, os estudantes se sentiriam à vontade com o diálogo, com a construção de relações de empatia para com seus colegas e com o ambiente em que passam a maior parte do seu tempo. Só assim, revendo regras e debatendo ideias, será possível fazer do ambiente escolar um verdadeiro aprendizado para a vida em sociedade e não um propagador de atitudes violentas.


Desde, dos anos de 1990, quando se começou a discutir os casos de selvageria nas instituições de ensino , a situação piorou bastante. A chegada de novos meios tecnológicos, a divulgação de atos pela mídia, a exemplo da internet, celulares e canais como: you tube e fecebook se ampliaram significante no cotidiano das escolas. Entretanto, os fatores que levam os jovens a prática da hostilidade, são inúmeros, a exemplo, a desigualdade social, a influências de grupos, entre outros fatores. A realidade e que os professores são as maiores vítimas desses atos de crueldade.

Todavia, para entendemos melhor está situação é preciso compreender que a violência é hoje uma das principais preocupações da sociedade. Ela atinge a vida e a integridade física das pessoas e é uma transgressão da ordem e das regras da vida em sociedade. Nesse sentido, entendemos a grosseria, enquanto ausência e desrespeitos aos direitos do outro. Por este motivo, é preciso mudar essa realidade nas instituições nos dias atuais, é isso requer uma maior atenção população, governos em todas as esferas federal, estadual e municipal, os docentes, alunos e as famílias.
Portanto, é necessário buscar meios para acabar com brutalidade nos colégios. Os pais devem acompanhar a desenvolvimento das crianças e adolescentes no período do ginásio junto aos professores. Além disso, é viável criar uma nova grade curricular para eles, também é preciso à introdução projetos e discussão voltados para acabar a hostilidades nas escolas. E discutir e ensinar por meio de novas matérias escolares os valores éticos, morais, e o respeito às diferenças pessoais cada ser humano, e principalmente combate à indisciplina deles. A mídia pode contribuir com campanhas educacionais mostrando esses valores, assim poderemos diminuir a violência no ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com