TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório - Uma verdade inconveniente

Por:   •  25/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

Uma verdade inconveniente

O documentário "uma verdade inconveniente" é apresentado por Al Gore (ex candidato a presidência nos Estados Unidos) e trata sobre os problemas que o aquecimento global provoca e suas consequências, além de uma breve explicação sobre o que é aquecimento global.

Para uma melhor explicação o documentário usa gráficos e vídeos (que, ás vezes, divertem a plateia, mesmo se tratando de um problema "gravíssimo").

Ele fornece estatísticas: Os 10 anos mais quentes da história foram nos últimos 14 anos; No ano passado, a América do Sul experimentou seu primeiro furacão; Japão e o Pacífico estão batendo recordes de tufões; Furacão Katrina passou sobre a Flórida, dobrou para trás ao longo do Golfo, pegou a força das águas atipicamente quentes do Golfo, e passou da categoria 3 para categoria 5; Há mudanças nas correntes do Golfo e nas correntes de jato. Núcleos de gelos polares mostram que o dióxido de carbono é muito, muito maior do que foi em um quarto de um milhão de anos. Antigamente pensava-se que tais coisas foram em ciclos, Gore está na frente de um gráfico que mostra os altos e baixos de dióxido de carbono ao longo dos séculos. Sim, existe um padrão cíclico. Então, nos últimos anos, o gráfico vira para cima e continua a subir, mais e mais, fora do gráfico.

Após listar todos esses fatos que ocorreram durante esses últimos anos, Gore nos diz que a principal causa desses problemas é a queima de combustíveis fósseis, pois estamos utilizando a energia armazenada durante centenas de milhões de anos e utilizando-as de repente, isso causa o aquecimento global que derrete as geleiras que tem como função refletir a luz solar do planeta, resultando na retenção dessa luz pelo mar.

E então o que podemos fazer? Bom, podemos começar mudando algumas atitudes, trocar nossas fontes de energia por fontes sustentáveis como: solar, eólica, e até mesmo nucleares. Optar por veículos elétricos ou híbridos, economizar energia em casa... e etc.

Finalizando o documentário ele diz que temos tudo o que precisamos... As soluções estão aqui, que falta apenas a vontade e o apoio governamental... Pois temos capacidade de mudar essa situação, já que conseguimos tantas outras coisas como: acabar com a escravidão; erradicar algumas doenças terríveis; "reconstituir" o buraco da camada de ozônio (algo que parecia ser uma missão impossível); o direito ás mulheres de votar, entre muitos outros... Agora temos de conseguir passar por mais este, pois já provamos que somos capazes e temos que agir rápido, como Gore disse “O mundo não acabará em 10 anos, porém chegara um ponto em que a destruição será irreversível”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com