TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha

Casos: Resenha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 3

Referencias bibliográficas: a contextualização no ensino de matemática – um estudo com

Alunos e professores do ensino fundamental da rede particular de

Ensino do distrito federal

O Artigo, a contextualização no ensino de Matemática, mostra as dificuldades que professores têm ao ensinar matemática, e os alunos para aprender. Mesmo modificando o modo de ensinar ainda é um grande obstáculo para ambos, pois muitas vezes não se chega a um denominador comum.

No primeiro paragrafo de acordo com Drucker (2006) uma pesquisa mostra que a qualidade do ensino foi o pior na historia do país.

Diante de resultados negativos nas aprendizagens buscam-se esclarecimentos para que possa elaborar meios que facilite a compreensão do aluno e tenha melhores resultados na aprendizagem.

Em série iniciais alguns alunos já acham que matemática é difícil de aprender, o que causa antipatia pela disciplina, já professores não acham que possa ser ensinada de forma que o aluno tenha fácil compreensão. Já que a matemática é difícil de ser ensinada.

Na contextualização no ensino de matemática, busca-se entender os motivos do baixo rendimento dos alunos na aprendizagem da disciplina, bem como ajudar os docente, na transmissão do conhecimento para que tenham melhores resultado de ambos os lados.

Diante disso foi feito um levantamento com professores e estudantes para entender o porquê das dificuldades na aprendizagem de matemática, visando entender os motivos da dificuldade de transmissão de conhecimento e aprendizagem dos alunos.

Para melhores resultados viu-se a necessidade da contextualização no ensino, mas, mesmo assim não será possível a contextualização em todo conteúdo ensinado. Este método de ensino leva a muito questionamento por parte do discente, que induz a enrolação do docente.

Há quem pense que ainda hoje a transmissão de matemática deveria ser como antigamente, por métodos tradicionais, onde se decorava e não esquecia mas.

Diante de grandes obstáculos que professores e estudantes de matemática enfrentam, fica difícil para que chegue a uma forma que agrade a todos, o professor precisa passar conteúdos estabelecidos por normas educacionais. O aluno não ver utilidade em seu cotidiano para estudar.

A dificuldade vem da falta de entendimento do aluno já em séries iniciais, onde eles não conseguem aprender, e acham que é difícil e não será capaz de aprende. Vive ouvindo desde pequeno que a matemática é ruim. Os meios que lhe é ensinado não o atrair, nem facilita sua aprendizagem deixando com que o aluno não tenha interesse pela disciplina. Com isso fica cada vez menos interessado.

É preciso que haja mudanças na forma de ensinar para que o aluno possa ter interesse pela disciplina. Mude o comportamento em sala de aula tornado o ambiente menos formal e o aluno mais participativo. O professor precisa ser amigo dos alunos para que eles possam se sentir a vontade, e ter coragem de perguntar, ou até mesmo falar que forma fica mais fácil para entender o conteúdo, é preciso que o professor converse com seus alunos.

Por outro lado o professor precisa ter melhores condições para ensinar, materiais adequados que facilitem a compreensão do aluno, melhores salários, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com