TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha

Trabalho Universitário: Resenha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  2.725 Visualizações

Página 1 de 4

1.) Resuma o período abaixo ao mínimo, como no exemplo abaixo.

TEXTO ORIGINAL: Com a evolução política da humanidade, dois valores fundamentais consolidaram o ideal democrático: a liberdade e a igualdade, valores que foram traduzidos como objetivos maiores dos seres humanos em todas as épocas. Mas os avanços e as conquistas populares em direção a esses objetivos nem sempre se desenvolveram de forma pacífica. Guerras, destruições e enforcamentos de reis e monarcas, revoluções populares e golpes de estado marcaram a trajetória da humanidade em sua busca de liberdade e igualdade. (Clóvis Brigadão, 1988)

Texto resumido: Ao longo da evolução da humanidade, dois objetivos maiores do homem consolidaram o ideal democrático: a liberdade e a igualdade. No entanto, a perseguição desses valores não se desenvolveu de forma pacífica.

Na sumarização apagamos:

As explicações: “valores que foram traduzidos como objetivos maiores dos seres humanos em todas as épocas”.

As inferências: se não houvesse avanço de forma pacífica, evidente houve guerras, revoluções, etc.

Agora faça o mesmo com esse fragmento abaixo

Texto original - Na linguagem comum e mesmo culta, ética e moral são sinônimos. Assim dizemos: " Aqui há um problema ético" ou "um problema moral". Com isso emitimos um juízo de valor sobre alguma prática pessoal ou social, se boa, se má ou duvidosa.

Mas aprofundando a questão, percebemos que ética e moral não são sinônimos. A ética é parte da filosofia. Considera concepções de fundo, princípios e valores que orientam pessoas e sociedades. Uma pessoa é ética quando se orienta por princípios e convicções. Dizemos, então, que quem tem caráter e boa índole. A moral é parte da vida concreta. Trata da prática real das pessoas que se expressam por costumes, hábitos e valores aceitos. Uma pessoa é moral quando age por conformidade com os costumes e valores estabelecidos que podem ser, eventualmente, questionados pela ética. Uma pessoa pode ser moral ( segue costumes) mas não necessariamente ética.

RESUMO

A linguagem comum e a culta, é considerada ética e moral.

Ética vem da filosofia; são os princípios e valores que as pessoas boas demonstram ter, ou seja, o caráter e a boa índole. A moral são pessoas que se expressam por costumes, hábitos e valores aceitos que podem ser questionados pela ética. A pessoa pode optar pela moral e mesmo assim não ser ética.

Texto para resumo:

Tempo para empreender sem estresse

O maior problema dos executivos é quando agem de acordo com o fenômeno chamado “Síndrome da Fusão”, processo invisível e silencioso que une a vida executiva à vida pessoal.

O sonho do sucesso profissional com satisfação pessoal está longe de se tornar realidade para muitos empreendedores. É difícil organizar bem o tempo para administrar corretamente os negócios, monitorar os setores de trabalho e comparecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com