TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha

Casos: Resenha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

Leia o fragmento extraído da resenha do filme Gattaca.

“Com roteiro e direção de Andrew Niccol, que também foi roteirista de O Show de Truman, Gattaca é um ensaio sobre o que pode ser uma sociedade em que o destino das pessoas esteja predeterminado cientificamente, sem que não haja o mínimo espaço para a ação do indivíduo na construção de seu próprio futuro. Também é uma reflexão sobre como a ciência pode ser usada para legitimar e, no caso, criar uma hierarquia social, principalmente se feita sem crítica e controle da sociedade.” (EVANGELISTA, 2000).

Considerando a relação do fragmento com as demais partes da resenha, analise as afirmativas, a seguir.

I. No fragmento, a palavra “ensaio” articulada à palavra “sociedade”, remete o leitor a uma prática de experimentação científica. Nesse sentido, leva o leitor a pensar que o contexto vivenciado no filme é real.

II. No fragmento, a afirmação do autor de que a obra é uma reflexão sobre as possíveis consequências da utilização inadequada da ciência, tem por objetivo convencer o leitor da fragilidade do enredo do filme Gattaca.

III. Associando o nome do roteirista a outros trabalhos produzidos anteriormente, o autor da resenha dá ao leitor uma informação que lhe permite situar melhor a obra que está sendo apresentada. Nessa perspectiva, o leitor cria mais ou menos uma expectativa em relação ao filme.

IV. Na conclusão, é possível perceber que o autor da resenha explicita claramente a indicação do filme, utilizando um argumento de autoridade: o filme foi realizado por um renomado diretor.

Estão corretas as afirmativas:

I - II - III - IV

II - III - IV

I - II - IV

I - III - IV

I - II - III

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com