TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Artigo Científico sobre Alienação Parental

Por:   •  23/10/2017  •  Resenha  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  1.238 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Artigo Científico sobre Alienação Parental

Resenha Artigo Científico sobre Alienação Parental, segundo a visão da autora Fabiana Ramalho

SINTESE DO TEXTO

O texto se inicia com a descrição de uma das causas da Alienação parental que é o divórcio ou o seu processo, e como o alienador inicia o uso de sua prole como “arma de vingança”,

A autora explica também sobre quais são as partes que podem partir dessa “vontade” ou iniciativa, ela também explica que o ato de alienação não se reserva somente aos genitores, como também aos parentes próximos, como os avós, tios e irmãos, ela também expõe qual é a finalidade desse ato, que “afasta a criança de um dos genitores, utilizando de histórias falsas e denegrindo a imagem do outro genitor”, expondo também sobre os efeitos que tal pratica causa sobre as crianças.

A autora continua sua exposição conceituando a Alienação Parental e suas variantes, como a síndrome de Medeia, diferindo entre Alienação Parental e a Síndrome da Alienação Parental, expondo seus principais pontos de diferença, como e onde ocorre, explicando que existem casos raros em que a alienação por partes de ambos os genitores.

Em seguida a autora enfatiza que existe possibilidades de o ato de alienação ocorrer também durante o conjúgio  das partes, ou seja, no âmbito familiar em que as partes ainda se encontram unidas por matrimonio.

“As sequelas da Alienação Parental podem recair tanto sore os genitores alienantes quanto sobre os alienadores” enfatiza a autora, “mas as consequências mais graves recaem sobre as crianças, gerando sequelas psicológicas tão danosas que podem repercutir na vida adulta desse ser, e até mesmo em suas futuras  relações afetivas e amorosas, criando uma imagem destorcida do que é um relacionamento entre pai e mãe”.

Por fim a autora comente sobre a Lei que trata sobre tal ato, “Lei 12318/2010 – Lei da Alienação Parental” , e diz que “ o que se busca com essa lei é uma forma de atenuar os males consequentes desse ato, e que sozinha não possui força o suficiente”. Ela também expõe sobre dois instrumentos que vieram para ajudar a diminuir esses casos, são eles: a guarda compartilhada e a mediação; e conclui que “ainda há muito a ser estudado, como os estragos que a alienação pode causar e sobre seus efeitos na sociedade. Cabe uma instrução a comunidade para que todos conheçam o que é a alienação e todos os seus malefícios”.

Análise do texto

Após leitura e analise do texto, é notória a dedicação e empenho da autora em indicar e expor quais as consequências que a Alienação Parental causa a criança e/ou adolescente, e que tal conduta não possui “lugar e hora marcada para ocorrer”.

Porem vale destacar a importância da Lei 1231/10  sobre tal conduta, uma vez que a alienação não pode ser considerada um crime, e a importância de tal código para impor medidas que venham a precaver o ato da alienação parental por meio de punições não severas, e que resguardam a todo o momento a criança ou adolescente e sua integridade, mesmo que indiretamente. A adoção de um novo código que tivesse como objeto direito a lisura desses jovens seria de total aproveitamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com