TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme A ONDA

Exames: Resenha Do Filme A ONDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 2

O filme conta a história real de um professor do ensino médio que assume uma turma de ultima hora e dá um curso sobre autocracia. Então, esse professor decide proporcionar aos alunos uma experiência prática sobre fascismo e poder.

O movimento denomina-se a onda, sendo que o professor é o líder. A lição começa como algo simples disciplina, como, por exemplo, chamar o professor de “senhor”, devendo o aluno se levantar para falar e ter permissão para falar.

Ao passar das semanas os estudantes do grupo passam a se vestir de modo diferente, menosprezando os que não são membros do grupo, começam a ter atitudes violentas e coercivas, próprios de ditadura.

O professor resolve interromper, porém a onda havia tomado proporções inesperadas e fica fora de controle. O contexto do filme é sobre jovens sem ideal e que encontram no grupo valores e motivações para alivio de seus temores da adolescência, encontram uma identidade.

O filme aborda vários temas como nacionalismo, poder, educação, autoritarismo, fanatismo, separação de grupos, etc. Vêem-se o autoritarismo relacionado ao fascismo, mas de forma organizada no meio em que vivemos e em nosso cotidiano.

Percebidamente a lição que o filme nos passa é a do autoritarismo como elemento que move as massas, como o agrupamento de alunos pode gerar a unificação por bem maior, a união da linguagem, assim como a sua intransigência, a perda da individualidade, pois o objetivo dessa experiência era a negação absoluta aos seus princípios adotando os princípios e metas de um só, o líder como absoluto em sua própria arrogância do poder. É o que encontramos hoje em dia, esse dogmatismo.

Sugiro o filme a alunos a partir do sexto ano do ensino fundamental para melhor compreensão da política como um todo, assim os professores estarão criando um senso de aprimoramento moral aos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com