TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Cortiço

Resenha: Resenha O Cortiço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Resenha  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  227 Visualizações

Em “O Cortiço”, Aluísio Azevedo, narra a trajetória de João Romão, um português sem escrúpulo nenhum que tem como único objetivo na vida ascender a classe alta e burguesa da época. Seu pensamento gira em torno apenas do dinheiro, não se importa com ninguém, é um sujeito sem sentimentos, ética e moral, e que não mede esforços para conquistar os seus propósitos. Passa por cima de tudo e de todos.

Na minha opinião, “O Cortiço”, é uma metáfora da invasão e domínio de Portugal sobre o Brasil, é como se o autor, por meio do personagem português João Romão, quisesse “denunciar” a subserviência que o Brasil ainda mantinha ao antigo colonizador, mesmo já estando livre e “independente” desde 1822.

O livro é tão bom e elucidativo do ponto de vista social, que, mesmo repleto de dezenas de personagens, o principal deles acaba sendo o próprio cenário, no caso o próprio cortiço, onde todos os personagens vivem, encontram-se e desencontram-se e passam as suas tristezas e alegrias.

“O Cortiço” é o melhor retrato do Brasil do final do século XIX. Leitura obrigatória para os amantes de História e para quem quer saber e compreender um pouco mais de como as coisas funcionavam naquela época.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com