TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Tradiçao Retorica

Artigo: Resenha Tradiçao Retorica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 5

Citelli, Adilson. Linguagem e Persuasão, para a série princípios da Editora Ática. 8ª Edição. No livro, publicado em 2004 no estado de São Paulo, 103 páginas, o livro está dividido em quatro capítulos principais, nos quais Adilson Citelli aborda respectivamente: O segundo capitulo, “A tradição retórica”,está dividido em 8 subtítulos que nos contam um pouco da história da persuasão que teve sua origem na Grécia Antiga. A definição de persuasão dada pelo autor é que persuadir é sinônimo de submeter, isto é, quem persuade leva o outro à aceitação da sua “verdade”. São citados alguns raciocínios com gradações persuasivas e figuras de retórica usadas para prender a atenção do receptor. O autor Adilson Citelli, é mestre em Letras, professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Em sua obra, Citelli faz citação a Aristóteles e, através de suas teorias, o autor deduz que a retórica não é a persuasão, ou ainda, a retórica pode revelar como se faz a persuasão. Portanto, entende-se como retórica a técnica da persuasão. Uma ciência que busca ensinar como se empregam os argumentos.

O autor alega, como estratégia retórica, algumas figuras frequentemente utilizadas. Entre as figuras abordadas, ele cita a metonímia, que é a utilização de um termo no lugar de outro. Citelli explica de maneira concisa os elementos iniciais da tradição retórica na linguagem, que vai da estrutura, formulação e pensamentos, fundamentados por cabeças brilhantes desde Demóstenes até Eco entre outros, a importância da arte retórica de Aristóteles. Remetendo o leitor a uma reflexão, pois é possível analisar na prática toda a teoria exposta no livro. O texto publicitário é o primeiro a ser comentado, surgindo com ele às fórmulas utilizadas para persuadir o consumidor, através da combinação de efeitos retóricos com fatores psicológicos, sociais e econômicos. A importância da formação de slogans com utilização de argumentos e a criação de personagens que configuram categorias específicas com características lúdicas, são usados na maioria das vezes como exemplos para mostrar como essa linguagem tem influência nas emoções das pessoas, afetando o juízo de valores e os conceitos já preexistentes na sociedade. Todavia, o consumidor é conduzido a acreditar que precisa do produto ou serviço e que deve comprá-lo de forma imediata.

O autor permite-se utilizar de uma excelente fonte bibliográfica para dar sustentação aos seus argumentos. Utiliza-se de Aristóteles para argumentar como a retórica está presente na persuasão. A obra arte retórica deste autor demonstra uma linha de pensamento que sustenta a retórica como um corpus com um objetivo e método, que servem de base de sustentação para se persuadir. Ela gera a persuasão. Porém, não pode ser confundida com a mesma.

Vemos, porém que não há discurso sem persuasão, pode acontecer que esta venha mascarada, de tal maneira que impossibilite a sua percepção caso o leitor não esteja extremamente atento ao texto. O discurso utilizado desde a Grécia antiga, onde os homens para mostrar que eram democráticos, expunham suas ideias através deste importante elemento. Nas escolas da época ensinava-se a dominação das palavras, através de um ensino que compreendia a gramática, dramatização, eloquência, etc.

Ao falar de retórica temos instantaneamente a ideia de persuasão. Porém o texto nos mostra que a primeira não é a ciência da segunda e sim uma ciência que busca ensinar como fazê-la. Indiscutivelmente percebemos que a forma de ensino aplicada até os dias atuais é a mesma apresentada por Aristóteles séculos atrás.

Uma questão que muitas pessoas confundem num discurso é o significado das palavras verdade e verossimilhança. Descobrimos então, que a discrepância dá-se no fato de verossímil ser aquilo que se torna verídico dentro de uma lógica própria. O que pode ser claramente esclarecido pelo exemplo do super-homem. Na verdade ele não existe, porém numa "realidade"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com