TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintese Reflexiva

Casos: Sintese Reflexiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  3.015 Palavras (13 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 13

2 SÍNTESE REFLEXIVA

Este trabalho tem por objetivo a elaboração de uma Síntese Reflexiva Interdisciplinar estabelecendo relações teóricas e metodológicas entre o texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e a história “As tranças de Bintou”.

O Principal objetivo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos, visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas e, possibilita ainda o aprofundamento e compreensão da relação teoria/prática e contribui para uma formação crítica, estimulando a criatividade e promovendo uma integração

dos saberes.

No texto “As Tranças de Bintou”, destacamos características interessantes, as quais abordam diferentes temas, principalmente a questão cultural de forma lúdica e reflexiva. O texto fala sobre situações que surgem no decorrer do processo de crescimento e da pluralidade cultural africana.

A História permite uma abordagem interdisciplinar sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais diversos aspectos e fases, além de comparações entre outras culturas e povos.

Durante a elaboração do presente trabalho, recebemos orientações quanto à formação inicial dos acadêmicos e a prática do cotidiano na escola e ainda, desenvolvemos a capacidade de transposição didática a partir da leitura de um texto científico sobre a aprendizagem e um livro literário, bem como entenderemos a importâncias das disciplinas do semestre para nossa capacitação profissional.

O texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” nos mostra que quando se introduz estilos de aprendizagem diversificados, associados à experiências científicas, as crianças absorvem tais informações de maneira que retém o conhecimento transmitido através desses conteúdos. Quando se aplica atividades e temas científicos ao ensino da matemática, trabalha-se tanto o raciocínio quantificador quanto o raciocínio numérico, os quais estão vinculados à inteligência lógico-matemática.

Através da música estimula-se a compreensão de ideias reais ou metáforas. As melodias, letras e ritmos reforçam a inteligência musical, facilitando a aprendizagem e fixando o conhecimento.

O ensino da literatura pode ser inserido na vida escolar infantil com o incentivo à produção de textos, contagem de histórias e criação de poemas a fim de promover a criatividade e a imaginação das crianças. Uma das formas de estimular a fantasia das crianças é utilizando atividades artísticas como desenhos, colagem, pintura e modelagem no intuito de fazer com que elas representem o que aprenderam.

Também são válidas as dramatizações, pois contribuem para a solução de problemas através de atitudes positivas. Para trabalhar os sentidos como o paladar e olfato, podemos envolver a criança no preparo dos alimentos, estimulando o estado emocional e relacionando ao cheiro e ao sabor, os quais ficam memorizados de maneira interligada.

As aulas de campo também tornam-se indispensáveis para a aprendizagem, aproximando as crianças do mundo real, o que torna o saber mais agradável e concreto.

A relação existente entre o texto e a história de Bintou está na literatura infantil, que amplia os conceitos científicos, associando-os à linguagem e imagens.

Os elementos que podem ser aproveitados são: etnias, zona rural e urbana, regionalidade, diversidade, cultura, paisagens, lugares, fenômenos da natureza e aceitação, amar a si mesmo tal qual você é.

PLANO DE AULA - 01

Área do Conhecimento: NATUREZA E SOCIEDADE

Nível de Ensino: Educação Infantil

Conteúdo / Tema: Os lugares e suas paisagens

Objetivos:

1- Instigar as crianças a respeitarem as diferenças culturais;

2- Estimular a percepção dos elementos que compõem a paisagem do lugar onde se vive.

Procedimentos Metodológicos: No início da aula, o professor poderia sugerir queas crianças sentassem em círculo. Após se organizarem, o professor faria a leitura do livro “As tranças de Bintou” de modo que as crianças pudessem ver a ilustração da história. Em seguida, abriria espaço para uma discussão. O professor poderia lançar perguntas como: O lugar onde vive a menina Bintou é parecido com a cidade onde moramos? Que diferenças existem entre a vida de Bintou e a de vocês? E que semelhanças? O professor poderia levar as crianças para o pátio da escola para que as mesmas pudessem observar a paisagem existente no ambiente escolar.

Avaliação: Para avaliar o desempenho das crianças durante a atividade, o professor deve observar se as crianças conseguiram distinguir as diferenças existentes entre o ambiente em que se dá a história e o lugar onde elas vivem e estudam, diferenciando a paisagem natural retratada na história e a paisagem dos dias atuais a qual sofreu a ação do homem que a modificou ao longo dos tempos.

PLANO DE AULA - 02

Área do Conhecimento: ARTES E MÚSICA

Nível de Ensino: Educação Infantil

Conteúdo / Tema: O fazer artístico.

Objetivos:

3- Identificar se os alunos conseguiram compreender o texto;

4- Instigar a imaginação e liberdade de expressão das crianças.

Procedimentos Metodológicos: A atividade sugerida poderia ser a reprodução da história de Bintou através de desenhos que ilustrariam o texto. As crianças se encantariam com a beleza das cores através de uma linguagem artística das artes visuais fazendo a recriação da história através de desenhos, pinturas, colagens e modelagens utilizando elementos da linguagem das artes visuais. .A ideia central seria oferecer lápis de cor, canetinha, giz

2- Oferecer atividades que exijam concentração.

Procedimentos Metodológicos: Organizar a turma em círculo para fazer a leitura da história “As Tranças de Bintou” em voz alta. Em seguida, pedir que elas recontem a história e destaquem algumas palavras. Para reforçar o aprendizado, o professor pode criar uma atividade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com