TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR “ AS TRANÇAS DE BINTOU”

Tese: SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR “ AS TRANÇAS DE BINTOU”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Tese  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

VITÓRIA DA SILVA COSTA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR “ AS TRANÇAS DE BINTOU”

Ilhéus

2013

VITÓRIA DA SILVA COSTA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR “ AS TRANÇAS DE BINTOU”

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ensino de Artes e Música, Ensino e Alfabetização II, Fundamentos da Gestão Educacional, Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino da Natureza e Sociedade e Seminário V.

Profs. Laura Célia, Raquel Franco, Andréia Zômpero, Helenara Sampaio e Vilze Vidotte.

Tutora eletrônica: Talissa E. Nunes Irizawa.

Tutor(a) de sala: Flávia Brandão

Ilhéus

2013

SUMÁRIO

Introdução..................................................................................................................4

Síntese Reflexiva Interdisciplinar...............................................................................5

Proposta de atividade interdisciplinar.........................................................................7

Considerações finais..................................................................................................11

Referências................................................................................................................12

INTRODUÇÃO

As pesquisas atuais na área de educação destacam cada vez mais a necessidade de produzir um ensino que seja significativo para o aluno, pois o mesmo deve utilizar as informações transmitidas nas aulas em sua vida cotidiana. Nesse sentido a agregação de experiências científicas com outras áreas do currículo ajuda o educando a desenvolver suas habilidades intelectuais.

O professor dentro desse processo faz o papel de facilitador, a ele cabe organizar atividades que trabalham as diferentes áreas do conhecimento que integram a organização do trabalho pedagógico.

Dessa forma, o presente trabalho faz uma reflexão do texto Uma abordagem integrada da aprendizagem, dos autores Harlan e Rivkine aborda atividades que podem ser realizadas com o livro: “As Tranças de Bintou” levando em conta o texto citado.

SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR: “AS TRANÇAS DE BINTOU”

De acordo com Harlan e Rivkin no texto Uma abordagem integrada da aprendizagem, a agregação de experiências cientifica com outras áreas do currículo ajudam a criança a aumentar o seu desempenho mental. Nesse sentido, o planejamento das atividades a serem desenvolvidas nas aulas deve levar em conta o contexto no qual o educando está inserido para assim ser significativo para os mesmos, da mesma forma os conteúdos selecionados devem formar uma integração permitindo ao aluno ampliar conceitos e assim utilizá-los na sociedade.

Os autores apresentam oportunidades de aprendizagem que são atividades que se relacionam com uma ou mais formas de inteligência identificadas pelo psicólogo norte-americano Gardner, As atividades expõe a necessidade de se trabalhar as diferentes áreas do conhecimento que integram a organização do trabalho pedagógico.

As oportunidades de aprendizagem são: as atividades matemáticas, a música, a literatura, as atividades artísticas (desenhar, pintar, modelar, dramatizações), atividades de pensamento criativo (o uso da visualização e da imaginação), as experiências com os alimentos e as aulas de campo.Essa abordagem integrada à educação cientifica agrega atividades físicas, sensoriais e emocionais a todo processo de aprendizagem e estimula a criança a desenvolver seu pensamento racional tornando o aprendizado significativo para a sua vida.

A história “As Tranças de Bintou”, escrita por Sylviane A. Diouf, conta o sonho de Bintou, uma menina africana que queria ter tranças como todas as mulheres mais velhas de sua aldeia. No entanto, como ainda era criança, teve de se contentar com os birotes. A história ressalta a necessidade de respeitar à pluralidade cultural e o amadurecimento das fases da infância e oferece uma visão da cultura africana, a mesma pode ser trabalhada nas aulas de educação infantil de forma enriquecedora para as crianças, pois vários conceitos podem ser tratados de forma integrada abrangendo as diversas áreas do conhecimento, por exemplo: números, quantidade, gênero textual, conto, cores, costumes africanos, música, alimentação, entre outros.

Com um olhar mais atento sobre o conto os professores podem propor aos alunos um trabalho interdisciplinar que poderia ser da seguinte forma: primeiro o professor poderia apresentar o livro depois faria a leitura da história, se possível apresentaria figuras do livro em Banner a partir daí iniciaria as discussões sobre pluralidade cultural e respeito às diferenças, trabalharia em grupo questões como: costumes africanos e a partir de tais discussões faria dramatizações, enfim uma variedade de atividades que contemplam as diversas disciplinas.

Cabe ressaltar a importância de contextualizar a história do livro como qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com