TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESTE DE IDENTIFICAÇÃO DE FUNÇÕES ORGANICAS

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  955 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO TÉCNICO EM QUIMICA

DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA I

Aline Cardoso

Raisa F. Carrera

Raquel Sousa Castro

Lorena Barra Alves

TESTE DE IDENTIFICAÇÃO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS

Novembro/2014

Belém-Pa

I. INTRODUÇÃO TEÓRICA

Para os antigos químicos, compostos orgânicos eram aqueles encontrados nos organismos vivos ou produzidos por estes, e, portanto, faziam parte dos processos vitais. Todos os outros foram classificados como compostos inorgânicos. Além disso, a doutrina prevalecente, a do vitalismo, colocava uma barreira instransponível entre ambos, uma vez que os compostos orgânicos seriam dotados de uma “força vital” que os tornariam diferentes dos outros compostos. Em 1828, Friedrich Wöhler demonstrou que a teoria dos vitalistas estava equivocada e hoje em dia os termos orgânico e inorgânico são usados independentemente da ausência ou presença da “força vital” (RUSSEL,2002).

As funções oxigenadas são constituídas de carbono, oxigênio e hidrogênio. Por meio dos diferentes arranjos entre os átomos desses elementos e diferentes tipos de ligações entre eles, formam-se grupo funcionais dos álcoois, fenóis, ácidos, etc. Entretanto, laboratorialmente, por meio de testes simples, pode-se distinguir aqueles que apresentam insaturações (duplas ou triplas ligações) daqueles que apresentam entre os átomos de carbono apenas ligações simples. Vários testes são utilizados para caracterizar e identificar os compostos orgânicos, sendo eles de grande importância no campo da química. Como exemplo disso é a aplicação do estudo de identificação de compostos orgânicos na indústria farmacêutica. Cada grupo funcional apresenta reações características especificas, que podem ser usadas para identifica-los. Testes qualitativos, de fácil efetuação, permitem que haja a caracterização de grupos funcionais. A identificação é feita observando, visualmente, as possíveis mudanças físicas provocadas pelas reações químicas. A partir da evidência experimental, conclui-se qual grupo funcional está presente na amostra em questão. Neste trabalho, encontra-se esse tipo de teste, onde realizou-se testes com: fenóis, álcool, compostos ácidos, etc.

II. OBJETIVOS

Aplicar métodos para caracterização e identificação de substâncias orgânicas de acordo com seus grupos funcionais, utilizando para isto materiais e reagentes descritos no roteiro.

III. MATERIAIS UTILIZADOS

Materiais Reagentes

Estante com tubos de ensaio Substâncias 1, 2, 3, 4, 1 ,2 , 3, 4

Beckers Óleo vegetal

Pipetas de Pasteur

Máscara Permanganato de potássio (KMnO4)

Álcool etílico (C3H6O)

Álcool isopropílico (C3H8O)

Álcool terc-butílico (C4H9O)

Reagente de Lucas (ZnCl2 + HCl)

Fenol (C6H6O)

Cloreto férrico (FeCl3)

Formaldeído (CH2O)

Ácido Sulfurico (concentrado) (H2SO4)

Iodeto de Potassio (KI)

Iodato de Potassio (KIO3)

Amido

IV. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Parte I

Procedimento 01 – Teste para insaturação ativa:

Foram numerados três tubos de ensaio, cada um contendo respectivamente 2 ml das seguintes substâncias: Substância 1, Substância 2 e óleo vegetal. Adicionou-se primeiramente 0,5 ml de Permanganato de potássio, gota a gota, ao terceiro tubo de ensaio – tomado como o padrão (“branco” do experimento) – agitando o tubo vigorosamente no processo. Adicionou-se em seguida, da mesma maneira, Permanganato de potássio aos outros dois tubos de ensaio.

Procedimento 02 – Teste para álcoois:

Utilizaram-se quatro tubos de ensaio, cada um devidamente identificado, onde foram adicionados 0,5 ml do Reagente de Lucas. A seguir adicionou-se a cada tubo 2 gotas dos seguintes compostos: Álcool etílico, Álcool isopropílico, Álcool terc-butílico, e (os três primeiros tubos, na ordem, servindo como “branco” do experimento).

Procedimento 03 – Teste para fenóis:

Adicionou-se 0,5 ml da Substância 4 e 0,5 ml de Fenol (colhendo a substância sob uma capela) a um tubo de ensaio. Em outro tubo de ensaio, este servindo como “branco” do experimento, adicionou-se 0,5 ml de fenol. Em seguida adicionou-se a cada tubo 3 gotas de solução de Cloreto férrico.

Parte II

Procedimento 04 – Teste para compostos aromáticos:

Adicionou-se a 3 tubos de ensaio enumerados, uma mistura de 2 gotas de Formaldeído (37% a 40%) em 1 ml de Ácido Sulfúrico concentrado, e posteriormente foram adicionadas nos tubos, respectivamente, 2 gotas das seguintes substâncias: Tolueno (“branco”), Substância 1 e Substância 2.

Procedimento 05 – Teste para compostos ácidos:

Em 3 tubos de ensaio enumerados, adicionou-se 0,5 ml das respectivas substâncias: Ácido Etanóico (“branco”), Substância 3, Substância 4. A seguir adicionou-se 2 gotas de solução de Iodeto de Potássio e solução de Iodato de Potássio. Os tubos foram tampados e levados para aquecimento em banho-maria e mais tarde resfriados. Por fim adicionou-se em cada tubo 2 a 4 gotas de solução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com