TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE FILOSOFIA FÍSICA PORTUGUÊS

Por:   •  26/6/2017  •  Seminário  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

E.E. Capitão Pedro Monteiro do Amaral

 Nomes: Beatriz Felix, n°06

 Thaina Gabrielle n°34

 Hellen Santiago n°12

João Victor Rocha n°18

 Gabrielle Nobrega n°10

Yasmin Modesto n°34

3 ANO B.

Disciplinas: Filosofia, Física e Português. 

Seminário Interdisciplinar

                                                 Georg Ohm e suas leis

           Esse seminário aborda a vida e leis de Georg Simon Ohm que foi professor de matemática em Bamberg, na Alemanha, e ao longo de sua vida foi um grande profissional em física. Em um de seus experimentos físicos, Georg percebe uma corrente elétrica diferente, sendo assim, aprofunda seus estudos e cria suas leis que se baseiam em resistência elétrica.

Ohm experimentou diferentes fios de diferentes comprimentos e bitolas e com isso, descobriu algumas relações matemáticas envolvendo dimensões e grandezas elétricas, onde também notou que a intensidade da corrente era proporcional à seção do fio e inversamente proporcional à sua área. Em uma das experiências, Georg ligou uma fonte de tensão elétrica a um material e percebeu que uma corrente elétrica passava por esse circuito. Em seguida, ao variar a tensão, notou que a corrente variava na mesma proporção, e desta forma, registrava em suas anotações cada variação de tensão e correntes.  Com isso, Georg define um novo conceito que deu origem a sua primeira lei.

A primeira lei de Ohm apresenta a resistência elétrica, descoberta a partir da divisão de uma tensão pela respectiva corrente, onde o seu resultado seria sempre um número constante. Já em sua segunda lei, diz que há fatores que influenciam a resistência elétrica, como características geométricas do condutor ou a espessura e o comprimento, além do material que é feito. Entretanto, assim como disse Popper, um estudo só pode ser confirmado ou considerado científica quando a teoria resiste à refutação pela experiência, deste modo, as teorias de Ohm só foram comprovadas leis quando passadas pelo principio de falseabilidade.

Ohm revolucionou, fazendo com que sua lei tivesse um uso muito amplo, sendo usado desde em especificações de equipamentos até circuitos elétricos e eletrônicos, mas também na proteção de circuitos, definição de bitolas de cabos e outras infinidades de utilizações, pois qualquer que seja o estudo ou aplicação no mundo da eletricidade, Ohm foi e sempre será referência em todo o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com