TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Arte e Cultura

Por:   •  5/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Arte e Cultura

    Ao longo de todo o segmento e formação em nossa vida, somos cercados de processos culturais e artísticos. A cultura é, seguramente, de extrema importância para a construção do ser. Sem ela, é impossível que haja o envolvimento entre o ser humano e o mundo. Somos praticantes e exercemos essa técnica, mesmo que de uma forma inconsciente, para realizarmos atividades indispensáveis à condição humana, tais como a comunicação, o conhecimento, a prática de costumes, a convivência dentro das normas e regras daquela sociedade etc.

    Podemos definir a cultura como sendo a herança social deixada pela humanidade. Somos e vivemos o que foi selecionado e o que foi considerado bom para que se praticasse dentro de um grupo ou uma sociedade a fim de deixá-la harmoniosa e agradável ao convívio. Cada grupo ou país possui uma cultura diferente e, às vezes, controversa à cultura do país alheio. Essas divergências são responsáveis pelo fortalecimento da cultura, que, diferentemente da arte, possui raízes e são seguidas como costume e tradição há muito tempo.

    Nesse contexto, a arte surge com um significado muito diferente da cultura supracitada. Diferentemente da cultura, a arte nasce como uma forma de expressão do ser humano, ela pode se manifestar na forma de uma canção, um poema, uma escultura, uma tela, uma frase, uma dança etc. A arte é interpretativa e individual. Cada pessoa possui uma forma diferente de ver e sentir, de separar o belo e o feio, portanto, toda arte se torna peculiar e irrepetível.

    Ao contrário da cultura, que tem por característica a segurança aos indivíduos por ser algo já consistente e presente na sociedade, a arte vem para confundir e questionar construções estéticas e morais enraizadas, levando as pessoas a criar diferentes interpretações. A arte não se limita somente ao que estamos costumados a interpretar como arte, como é o caso das pinturas e das esculturas. Esta pode ser identificada em qualquer expressão humana transmitida através de uma música, de um livro, do cinema etc. Suas concepções abrangem a leitura de mundo e geralmente são usadas como manifestação dos sentimentos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com