TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida de incetos

Por:   •  6/4/2015  •  Resenha  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

No formigueiro predomina uma hierarquia, onde as formigas rainhas ficam com as responsabilidades e as formigas operarias são fies ao formigueiro e obedecem as ordens, cada formiga com sua função. No começo do filme podemos perceber que a colheita é feita pelas formigas operarias, de modo mecânico, onde ali as formigas-operarias não pensam, apenas cumprem ordem das formigas rainhas, assim como o sistema fordista.

Dentro dessa sociedade, no começo, não houve espaço para novas invenções. Flik decide inovar a colheita com sua criatividade e inovação, mas logo é impedido e desencorajado a continuar com sua invenção, e sua invenção é na hora descartada.         

Quando o gafanhoto chefe, Hopper, chega ao formigueiro, as formigas se sentem oprimidas e ameaçadas. Quando os gafanhotos chegam ao formigueiro, eles começam a oprimir as formigas, fazendo ameaças e obrigando as formigas a trabalharem para os alimentar. Os gafanhotos mantinham a superioridade e o domínio diante das formigas, com isso podemos perceber a imposição do poder coercivo.

Com as ameaças e operações dos gafanhotos, e sabendo que a culpa disso ser do Flik, as formigas rainhas marcam um julgamento para o culpado. A partir disso, decidem deixar Flik sair da colônia e ir atrás do insetos para ajudar na colheita.

Flik encontra insetos de circo, os quais atuam de forma completamente diferente da colônia, tendo o poder decentralizado e uma comunicação informal.

De acordo com a rainha Atta, o formigueiro deixa de ser mecanizado e ter sua liderança autocrática e deixa que as inovações tomem seu espaço.

Quando Flik volta para a comunidade com os insetos, ele encoraja os insetos de circo a lutares pela colônia.

Com a ajuda dos insetos de Circo e a ajuda de todos, eles conseguem derrubar os gafanhotos, os tirando do poder, assim saindo do regime dos conservadores.

No fim do filme, podemos ver que as invenções de Flik passa a ser reconhecida, todos trabalham juntos, sem perceber quem toma as decisões, que passam a ser tomadas por todos juntos, ou seja, uma colônia que era dividida em poderes, agora é uma colônia de uma organização descentralizada, com menos burocracia e mais eficiente, com a ajuda da invenção inicial de Flik

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (19.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com