TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM 1º Semestre Recursos Humanos

Por:   •  19/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo

A medição da tolerância geométrica das peças é de extrema importância pois através de seu ensaio obtém-se as variações e verifica-se se a peça esta dentro da tolerância de forma e possíveis variações entre a superfície real da peça e a forma geométrica real.

As tolerâncias de forma e posição devem ser indicadas quando necessárias, ou seja, para assegurar requisitos funcionais, intercambiabilidade e processos de manufatura.

A tolerância geométrica para um elemento define o campo dentro do qual a posição do elemento deve estar contido.

Ensaio

No dia onze de agosto de 2016 foi realizado o ensaio de forma com a finalidade de medir a tolerância de circularidade da peça verificando se a mesma possuía variações entre a superfície real da peça projetada após o ensaio.                                                              Inicialmente verificou-se visualmente o aparelho de medição e sua limpeza, e o apalpador.

A superfície da peça cilíndrica foi colocada em contato com o dispositivo de medição de controle com relógio milésimal e prisma que consiste na divisão de escalas de 0,01 mm, girou-se a peça em torno do seu eixo vertical e através do seu apalpador verificou-se a variação de forma presente na peça.

A medição foi realizada do lado da peça com a face sem furo, no comprimento de de 40 mm medido com o paquímetro. Logo após o ensaio foi realizado em todo o comprimento da peça para verificar sua variação.

As medições foram obtidas através do  deslocamento do ponteiro do relógio com a variação milésimal de aproximadamente 6mm, observando-se que a peça não estava perfeitamente cilíndrica e possuía variações ao longo de seu comprimento.

Para cada posição do ponteiro, a variação é obtida pela diferença entre o valor indicado.

[pic 1]

Imagem 1. Peça ensaiada

[pic 2]

Imagem 2. Peça posicionada para a realização do ensaio

:

P

a

s

s

o

5

:

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (522.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com