TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME AMOR SEM ESCALAS

Por:   •  14/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

A Ética Profissional em Administração tem por objetivo apresentar a importância, cada vez maior, da aplicação de princípios éticos nas relações dos profissionais da área administrativa.

A Ética, sendo a ciência da verdade, junto ao ato de administrar, nos remete à Administração Verdadeira, sem corrupção, mentira, interesse egoísta, aplicando dentro da organização, sobretudo uma cultura ética.

A administração ética deve buscar não somente os interesses individuais, o lucro acima de qualquer custo, mas sim um crescimento empresarial baseado em um desenvolvimento sustentável, solidário preocupado com a sociedade e o meio, além é claro de todo ser humano envolvido no projeto.

A Ética, ao contrário da Moral se remete ao SER. Ser ético está totalmente ligado aos princípios do indivíduo, é a inclinação própria do mesmo para com o que é correto, enquanto, a Moral nos remete a padrões pré-estabelecidos, estipulando o certo e o errado.

Assim como cada indivíduo, cada empresa possui suas particularidades e seus objetivos, diante disso á Ética é imprescindível para se identificar e estabelecer os padrões a serem seguidos para o alcance dessas metas. Esses padrões devidamente identificados, mostrando o que se espera de cada um dentro da organização nos remetem ao Código de Ética Empresarial, o que diante do exposto concluímos que é individual de cada empresa.

A Ética, em sua totalidade, deve estar presente em TODOS os processos da empresa, sem qualquer tipo de exceção, lembrando que não existe a meia-ética, essa criada em busca de adaptação individual daquilo que não é adaptável.

A Ética não está relacionada à punição, mas sim à essência da conduta cidadã, ao comprometimento solidário e até mesmo ao amor.

Infelizmente em nosso país, se faz urgente à necessidade de uma “Reforma” nos padrões éticos desenvolvidos e aplicados pela Administração tanto pública quanto privada. Não podemos nos conformar com as condutas antiéticas, mesmo que essas sejam tão comuns em nosso dia-a-dia. Como profissionais da área devemos nos mobilizar para a aplicação constante do Código de Ética dentro da organização que estivermos inseridos e como cidadão não podemos jamais deixar de cobrar essa atitude das organizações à nossa volta.

A aplicação da Ética traz consigo uma infinidade de benefícios individuais, coletivos e para com o meio.

A aplicação de padrões éticos na administração traz acima de tudo confiabilidade à marca, item muito valorizado no mercado atual, diante disso podemos afirmar que a Ética traz lucro à Organização, riqueza não somente financeira, mas também uma riqueza social, a admiração de seus colaboradores, fornecedores, e consumidores.

A negação á Ética deve ser combatida, pois sem a mesma não há relacionamento social saudável e acima de tudo por sabermos que a aplicação da mesma agrega valor humano quando encarado individualmente e a organização quando encarado corporativamente.

Ao longo do trabalho foi realizada a análise do filme Amor sem Escalas, dirigido por Jason Reitman que nos apresenta a Ética Profissional em Administração.

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME AMOR SEM ESCALAS

2.1 SINOPSE

Um filme interessante que nos apresenta um executivo, que acima de tudo ama o que faz. Ryan Bingham (representado pelo ator George Clooney) é executivo em uma empresa especialista no desligamento de colaboradores e sua função é a demissão de funcionários de seus clientes. Como Ryan não conhece as pessoas que serão demitidas, tendo o primeiro contato com as mesmas no ato do desligamento, faz com que os colaboradores se decepcionem com a organização para qual estão trabalhando.

O mesmo viaja todo o país e seu diferencial é mostrar aos desempregados o lado bom que essa nova etapa tem a oferecer. Devido às muitas viagens e longos períodos ausentes Ryan não possui relacionamentos amorosos duradouros nem proximidade com as próprias irmãs.

Tudo parece correr muito bem até que seu cargo ameaça ser extinto quando uma colega de trabalho, Natalie Keener (representada pela atriz Anna Kendrick), visando à redução de custos da empresa apresenta uma proposta de demissão através de videoconferência. Ryan, lutando pelo seu posto, já que é a única coisa que realmente valoriza em sua vida, ao questionar a viabilidade do processo é eleito pelo seu chefe de mostrar a Natalie

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com