TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE DE PREVENÇÃO CONTRA INCENDIO NO MUNDO

Por:   •  18/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.139 Palavras (21 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – UNINOVE

CURSO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

ARIMENDES ALVES

BRUNO SANTANA

MICAEL ALVES

ROBSON OLIVEIRA

“A ATIVIDADE DE PREVENÇÃO CONTRA INCENDIO NO MUNDO”

SÃO PAULO

2014

SUMÁRIO

Introdução.....................................................................................................................2

Histórico de prevenção contra incêndios no Mundo.....................................................3

Histórico de prevenção contra incêndios no Brasil.......................................................4

Criação do corpo de bombeiros no Brasil.....................................................................4

Grandes Incêndios........................................................................................................6

Edifício Andraus...........................................................................................................6

Edifício Joelma..............................................................................................................7

Técnica e sistemas de proteção contra o incêndio.........................................................8

Conclusão......................................................................................................................11

Bibliografia....................................................................................................................12

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho será abordado de uma forma geral o tema sinistro, aonde será relatado desde os tempos antigos, até o dia de hoje. Veremos as dificuldades que a humanidade tinha no combate ao fogo e como se evoluiu no decorrer dos anos.

No decorrer da historia ocorreram diversas catástrofes provocadas pelo incêndio, causando em muitas delas, lesões ou ate mesmo levando pessoas a óbito, no decorrer desse trabalho vamos destacar dois incêndios de grande escala que aconteceram no Brasil , e levaram muitas pessoas a morte são eles : Edifício Joelma e Edifício Andraus.  

Com a evolução tecnológica no mundo, as organizações contra incêndio foram beneficiadas com a ajuda de dispositivos que atuam com a prevenção e combate aos sinistros, no decorrer dessas pesquisa iremos conhecer os diversos tipos de extintores, mangotinhos , hidrantes, chuveiros automáticos entre outros.

                                                                                                                                                  2

ATIVIDADE DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO NO MUNDO

Histórico

As primeiras organizações contra incêndio surgiram com o objetivo de se evitar possíveis danos e perdas insuperáveis. Há muito tempo atrás era praticamente impossível se combater incêndios em grandes escalas, pois os recursos da época eram bastante limitados, por isso a prevenção era a melhor solução contra o incêndio.

Histórico de prevenção contra Incêndio no Mundo.

Origem 27 a.C

A primeira organização de combate contra o incêndio foi criada pelo Imperador Augusto na Antiga Roma em 27 a.C, ele formou um grupo conhecido como “vigiles”. Esses vigiles patrulhavam as ruas para impedir incêndios e também zelar pela segurança da cidade através de patrulhas e vigilantes contra incêndios.

Nessa época o fogo era um problema de difícil solução para os “vigiles”, pois contavam com métodos precários para a extinção das chamas.

No ano de 872 foi promulgada em Oxford, Inglaterra, uma norma que estabelecia um toque de alerta, a partir da qual se deviam apagar todos os incêndios que estivessem ocorrendo naquele momento, mais tarde Guilhermo, o Conquistador estabelecia um toque de alerta geral em toda a Inglaterra, dirigindo tanto a que se apagassem os fogos como as revolta no país.

Em 1666 na Inglaterra começou a ser implantadas as “Brigadas de Seguro Contra Incêndio” , que era formadas por Companhias de Seguros e que eram as mesmas que decidiam pelas localizações das Brigadas.

Sabe-se muito pouco a respeito do desenvolvimento das organizações de combate ao fogo na Europa até o grande incêndio de Londres em, 1666. Esse incêndio destruiu grande parte da cidade e deixou milhares de pessoas desabrigadas. Antes do incêndio, Londres não dispunha de um sistema organizado de proteção contra o fogo. Após o incêndio, as companhias de seguro da cidade começaram a formar brigadas particulares para proteger a propriedade de seus clientes.

Em 1679 em Boston, após um incêndio devastador que destruiu cerca de 155 edifícios e um certo numero de barcos, houve a fundação do primeiro “Departamento Municipal Contra Incêndios na América do Norte. Boston importou da Inglaterra uma bomba contra incêndios e no departamento haviam empregados 12 bombeiros e um chefe. Já em 1715, a cidade de Boston já contava com seis companhias que dispunham de bombas d’água.

Na mesma época na Comunidade de Massachusetts eram organizados sistemas de defesa contra o fogo tais como exigências que em cada casa houvesse disponível cinco latas (tipo baldes) Em caso de incêndio era dado alarme através dos sinos das Igrejas e os moradores de cada casa passavam então a organizarem-se em grandes filas, desde o manancial mais próximo até o sinistro, passando as latas de mão em mão. Aqueles que não ajudavam eram sancionados com multas de até 10 dólares pelo chefe dos bombeiros.

                                                                                                                                                  3

Em 1° de Abril de 1853 em Cinccinati, Ohio, os bombeiros “voluntários” foram substituídos por uma organização profissional de bombeiros que usavam bombas a vapor em veículos tracionados por cavalos. Anos mais tarde, também Nova York substituía os bombeiros voluntários pelos profissionais que utilizavam estas bombas.                                                                                                              

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (328.8 Kb)   docx (124.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com